COM RECORDE DE INSCRITOS, TAÇA ABERTURA DE EQUIPES ABRE A TEMPORADA 2024 NA REGRA DADINHO

Vinte e seis times inscritos, quase 200 botonistas federados em ação e um início de temporada magnificente, em grande estilo. As primeiras palhetadas do futebol de mesa do Rio de Janeiro em 2024 serão dadas neste domingo (28/01), às 10h, com a disputa da Taça Abertura de Equipes 4 x 4, no Centro de Convenções Nova América, em Del Castilho. Promessas de fortes emoções em um evento com entrada franca, onde será possível ao público presente conhecer e desvendar a arte de se colocar o dadinho no filó.

Promovida pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj), a Taça Abertura foi dividida em dois grupos (A e B) com nove clubes e um (C) com oito. Nas mesas, além da acirrada luta pelo título, estará em jogo a busca por uma vaga no Torneio Rio-São Paulo de Equipes, nos dias 16 e 17 de março — os cinco primeiros colocados da Série Ouro irão à capital paulista. Mas a meta principal, ao menos para 24 agremiações, será quebrar a hegemonia do Flamengo, atual campeão, e que tentará o bi com suas equipes A e B.

Não faltam candidatos para isso. Desde os mais tradicionais e favoritos às possíveis surpresas, dispostas a mostrar que não existem vencedores ou perdedores antes dos 14 minutos de uma partida. O Grupo A terá Vasco A, Piedade A, Fluminense A, São Cristóvão B, Liga Fonte B, Flamengo B, Nova Friburgo, Lafume e Friburguense. No Grupo B estão São Cristóvão A, Liga Fonte A, Humaitá A, Fluminense B, River B, America B, Olaria, Botafogo e Caxias. O Grupo C é composto por Flamengo A, River A, America A, Piedade B, Vasco B, Humaitá B, Grajaú Tênis Clube e Associação Atlética Light.

Ao término da primeira fase, oito equipes irão às quartas de final da Série Ouro — as duas primeiras colocadas de cada grupo mais os dois melhores terceiros colocados (por porcentagem de aproveitamento na fase de grupos), com a vantagem do empate para os conjuntos com melhores campanhas, no formato 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os classificados dessa fase irão se enfrentar nas semifinais (1º x 4º e 2º x 3º), considerando-se o aproveitamento da fase de grupos para o cruzamento dos confrontos e a vantagem do empate. Os vencedores farão a final. Os perdedores disputarão o terceiro lugar, sempre com a vantagem da igualdade no placar para quem tiver a melhor campanha.

A Série Prata (disputa do nono lugar) terá o mesmo formato e regulamento da Série Ouro, mas será disputada a partir das semifinais, com a presença de apenas quatro equipes — a pior terceira colocada da fase de grupos mais os quartos lugares de cada grupo (1º x 4º e 2º x 3º). Os vencedores destes duelos farão a finalíssima, com a vantagem do empate para a agremiação com a melhor campanha na primeira fase da Taça Abertura. Regulamentos ou busca pelo título à parte, há de se ressaltar o crescimento do universo de botonistas na regra dadinho em 2024. E, mais do que isso, o clima cordial e de intensa amizade e respeito que marca as disputas entre atletas e clubes coirmãos no Estado do Rio de Janeiro. Que vençam os melhores. A temporada promete!

Texto: Alysson Cardinali | Diretor de Comunicação Dadinho | FEFUMERJ