A BOLA 3 TOQUES DEFINE SEU CALENDÁRIO NACIONAL E ESTABELECE DIRETRIZES PARA 2023

Resolução nº 008/2022 – Dispõe sobre o calendário nacional de competições para o ano de 2023, define sobre a eventualidade da Copa do Brasil, estabelece diretrizes para as inscrições em campeonatos nacionais, cria a categoria “sênior” e dá outras providências.


O Vice-presidente da modalidade bola 3 toques, no uso de suas atribuições e após deliberação conjunta com os Vice Presidentes das federações estaduais da modalidade 3 toques, RESOLVE:

Art. 1º – O calendário nacional de competições de 2023 da modalidade bola 3 toques será o seguinte:

I – Campeonato Brasileiro interclubes, a ser disputado em Juiz de Fora-MG, no período compreendido entre 21 e 23 de abril de 2023;
II – Campeonato Brasileiro individual, a ser disputado em Goiânia-GO, no período compreendido entre 02 e 05 de novembro de 2023.

Art. 2º – A partir de 2023 (inclusive), deixará de ser disputada a Copa do Brasil interclubes.

Art. 3º – A partir de 2023 (inclusive), a Copa do Brasil individual deixará de ser realizada obrigatoriamente a cada ano, passando a ser disputada quando houver oportunidade e/ou necessidade de fomento da modalidade em determinada região, a critério da Vice-presidência nacional da modalidade.

Art. 4º – A partir de 2023 (inclusive), nos campeonatos nacionais interclubes, cada clube somente poderá inscrever até duas equipes.

§ Parágrafo Único: Excepcionalmente, poderá ser permitida a inscrição de uma terceira equipe do
mesmo clube, desde que para fins de ser alcançado número de equipes que facilite a confecção da
tabela da competição. Para efeitos de escolha do clube que poderá inscrever uma terceira equipe,
será observada a seguinte ordem:

  • a) em primeiro lugar, serão consultados os clubes pertencentes à cidade-sede da competição;
  • b) caso nenhum dos clubes acima referidos inclua uma terceira equipe, serão consultados os clubes pertencentes ao estado-sede da competição;
  • c) por fim, caso nenhum dos clubes mencionados na alínea “b” inclua uma terceira equipe, serão consultados os demais clubes participantes da competição.

Art. 5º – Nos campeonatos nacionais individuais, a direção técnica indicará o número máximo de inscritos.

§ Parágrafo único: Atingido o número mencionado no caput deste artigo, as demais inscrições somente serão realizadas por “lotes” com quantitativos previamente indicados pela direção técnica.

Art. 6º – Fica criada a categoria “sênior” para botonistas que, no momento do refil, tenham 60 anos
completos ou mais.

Art. 7º – Quando da inscrição no campeonato individual, o botonista da categoria “sênior” deverá informar se pretende disputar a competição na categoria “sênior” ou na categoria “absoluto”.

§ Parágrafo único: Não sendo atingido o número mínimo de 8 (oito) botonistas inscritos na categoria “sênior”, a competição não será realizada, e os interessados nesta categoria terão suas inscrições remanejadas para a categoria “absoluto”.

Art. 8º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, e passa imediatamente a ser considerada com um detalhamento do Regulamento Geral de Competições, devendo ser seguida em todas as competições que venham a ter início após sua publicação.

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2022
Marcos Damázio | Vice-presidente Nacional da modalidade Bola 3 toques

Reprodução: Site CBFM