RIO DE JANEIRO NO CENTRO SUL BRASILEIRO DE PORTO ALEGRE

Foi disputado de 11 a 13/06/2009, em Porto Alegre, nas dependências do Circulo Militar, o Centro-Sul-Brasileiro, tradicional competição do futebol de mesa brasileiro. O evento foi disputado nas modalidades liso e livre. Na modalidade liso, participaram os estados do RS, SC, PR, RJ e ES totalizando 32 técnicos.

Os gaúchos conquistaram seu quarto título interestadual nesta modalidade, além de obterem também os terceiro e quarto lugares. Chegaram a fase quartas-de-final os gaúchos Vinhas, Zilber, Marcos Azevedo, Carraro, e Daniel Maciel, os capixabas Moscoso, Emmanoel e Tiago Feliz.Os resultados desta fase foram os seguintes: Vinhas 1 x 0 Emmanoel; M.Azevedo 1 x 0 Carraro; Moscoso 2 x 1 Maciel; Zilber 3 x 1 Tiago.

Nas semifinais, Marcos Azevedo(APFM) jogava com a vantagem do empate contra Vinhas(Academia), e saiu ganhando por 1 x 0, mas Vinhas conseguiu virar o placar e carimbar a passagem para a sua terceira final consecutiva da competição. Na outra semifinal, Moscoso(ES) fez valer a vantagem que tinha, e com um empate em 1 x 1 ultrapassou a Zilber (Academia).

Na decisão do terceiro lugar Zilber venceu a Marcos Azevedo nos pênaltis. Na grande final , Moscoso tinha a vantagem do empate, e saiu vencendo ainda no primeiro tempo, mas novamente Vinhas reverteu a vantagem e com um gol contra de Moscoso, acabou vencendo por 2 x 1, conquistando o título de Tricampeão Centro-Sul-Brasileiro na modalidade liso.

Já na modalidade livre,onde participaram 32 técnicos dos estados do RS, SC, PR e RJ, a supremacia gaúcha foi tanta, que se classificaram para as quartas-de-final apenas gaúchos.

Os confrontos foram entre Mallet e Duda, onde Mallet passou adiante com um empate em 0 x 0; Leandrinho venceu a Ítalo por 1 x 0; mesmo placar da vitória de Rodrigo sobre Junior, sendo que destes que venceram, todos tinham a vantagem do empate. O único técnico a reverter tal vantagem foi Felipe que venceu a Alex por 3 x 1. Nas semifinais, novamente Felipe reverte a vantagem do adversário e vence por 1 x 0 Rodrigo, chegando pela segunda vez consecutiva a final desta competição.Na outra semifinal Leandrinho, mesmo com a vantagem do empate, acabou vencendo a Mallet por 1 x 0, chegando a tão sonhada final. Na decisão do 3º lugar, Rodrigo (AFUMEPA) empatou com Mallet (Franzen),conquistando a terceira posição. Na grande final,
Leandrinho (Círculo Militar) levou a melhor por 3 x 1 sobre Felipe (AFUMEPA), conquistando o seu primeiro título em competições interestaduais, sagrando-se de forma merecida o CAMPEÃO

CENTRO-SUL-BRASILEIRO/09.

Os destaques da competição, além das conquistas gaúchas,foram as instalações apresentadas pelo Circulo Militar, a qualidade da premiação,e a excelente condução da FGFM e do C.Militar na organização do evento, culminando com a festa da entrega dos troféus, realizada na churrascaria CTG 35.

O Rio de Janeiro foi representado por 8 atletas de Vasco e Portuguesa : Robson Marfa, Marcos Barbosa, Pedro Carlos, Jonas, Horácio Junior, Alenio, Antonio Carlos e Vitor na fria cidade de Porto Alegre com temperatura oscilando 7º e 12º graus.

No liso Robson Marfa caiu no grupo da morte, onde todos apontaram e acabaram acertando que os prováveis finalistas sairiam deste grupo com Moscoso, Vinhas e André. Vitor também encerrou sua participação na primeira fase. Marcos Barbosa e Alenio conseguiram se classificar na primeira, mas ficaram na segunda fase.

No Livre Pedro Carlos e Antonio Carlos fizeram boas participação, mas como o nível dos grupos era elevadíssimo não passaram a fase seguinte. Horácio e Jonas conseguiram passar e disputar a segunda fase. Ponto de destaque foi Jonas que ganhou de 2×0 na primeira fase o atual campeão Moraes de Pelotas.

Assim foi a participação da equipe carioca que não conseguiu atingir os bons resultados de vitória, mas com certeza o grupo esta de parabéns por ter ido até aos pampas representar a bandeira do Rio de Janeiro e de seus respectivos clubes com muito amor, dedicação e união principalmente. Parabéns a todos, pois o frio é um grande inimigo dos cariocas 40ºgraus.

Na cerimônia de encerramento foi confirmado que o próximo Centro Sul será novamente no Rio de Janeiro, último foi realizado em 2005 no Vasco da Gama, e como prometido pelo Vice Presidente da FEFUMERJ Robson Marfa deve ser em Copacabana nos mesmos moldes de 2002.

© Diretoria Disco