REUNIÃO DE CLUBES 2024 DA REGRA PASTILHA

Nos anos 60 e inicio dos 70 do século passado o uso do dadinho ainda não era predominante entre os aficionados pelo futebol de botão no Rio de Janeiro. Usava-se bolas feitas de miolo de pão, de papel aluinio que vinha na embalagem dos cigarros mas, também eram utilizadas pastilhas que faziam parte dos jogos de botões de plástico e outras, de acrílico, que eram vendidas em papelarias, juntamente com outros materiais para o jogo infantil. Posteriormente, foram utilizadas as peças do jogo de estratégia chamado War, pois vinham em grande quantidade, mais de trinta de cada cor (vermelha, negra, branca, amarela, verde e azul).

O uso dessas diferentes pastilhas levou à criação de uma regra específica para os amantes desse material. Os campeonatos estaduais individuais e por equipes da regra Pastilha vêm sendo realizados, ininterruptamente, desde 2004. No final da primeira década do atual século e no início da segunda, a regra possuía uma quantidade expressiva de atletas e clubes praticantes, sendo a terceira com mais adeptos na nossa federação. Infelizmente, devido a uma série de disputas de ordem pessoal, a regra teve um grande esvaziamento ficando, basicamente restrita a alguns poucos atletas do Bangu e do Vasco da gama. Pontualmente, outros clubes participavam dos torneios como, por exemplo, Friburguense e River. A ação do então vice-presidente da regra, Sr. Marcelo Coutinho manteve a Pastilha viva nesse período. Na administração seguinte, do Sr. Fernando Cruz, deu continuidade ao trabalho do seu antecessor.

Na gestão do Sr. Marcus Vinícius, houve um aumento considerável no número de atletas e clubes participantes. Nesse processo de retomada devemos ressaltar a participação do Sr. Rodrigo Campos, Diretor de Comunicação da regra e o apoio da Diretoria Geral da Fefumerj. Entretanto, tal retomada não poderia ser realizada sem a contribuição dos adeptos da regra, que em 2023 organizaram oito torneios abertos em diferentes clubes (Botafogo, Fluminense, Olaria, AA Light e Duque de Caxias), mantendo os atletas em atividades além das competições oficiais.

A Reunião de Clubes da Regra Pastilha para a temporada 2024 foi realizada no dia 25/01e definiu:

1 – Cobrança de mensalidade: Foi aprovado que cada clube pagará 5 reais/mês por atleta filiado. Votaram de forma favorável os clubes Bangu, Vasco, Friburguense, Botafogo, Olaria e Light. O Fluminense foi contrário a essa nova forma de cobrança. Esse valor iniciará em fevereiro de 2024 e terminará em janeiro de 2025. Ficou acertado que no próximo ano voltaremos a conversar sobre o assunto avaliando os pontos positivos e negativos.

2 – Obrigatoriedade de os clubes enviarem atletas para competições: Foi aprovado por unanimidade que nenhum clube é obrigado a enviar atletas para as competições. No entanto ficou acordado que aquele clube que enviar ao menos 1 atleta em todas as competições individuais em 2024, terá isenção de mensalidade no mês de janeiro de 2024.

3 – Retorno da utilização de um ranking: Foi aprovado por unanimidade a manutenção do ranking para sorteio dos grupos nas etapas.

4 – Data limite para inscrição de atletas antes das competições: Ficou acordado que a data limite para inscrições de atletas antes das competições será às 23 horas da última terça-feira que antecederá as etapas.

5 – Locais das competições em 2024: Ficaram acordados os seguintes locais para competições em 2024:
1ª e 4ª etapas – Botafogo, 2ª etapa – Friburguense, 3ª etapa – Olaria, Interclubes – Vasco da Gama
Obs: este último depende da divulgação da tabela do campeonato Brasileiro de Futebol. Caso o Vasco fique impossibilitado de sediar a competição, o Olaria será a sede.

6 – Punições para atletas: Todas as punições estão previstas no novo Regulamento Disciplinar Consolidado.

7 – Obrigatoriedade de participação do torneio interclubes: Ficou acordado que nenhum clube terá obrigação em participar do Estadual Interclubes.

8 – Premiações campeonatos 2024: Ficou acordado o seguinte modelo de premiação em 2024.
Competições individuais:
► Medalhas para os 4 primeiros colocados em cada série nas etapas individuais.
Competição Interclubes:
►Troféus para a 1ª, 2ª e 3ª colocadas no estadual interclubes.
Estadual Individual Geral:
►Troféus para 1º, 2º e 3º e medalhas até o 8º lugar.

9 – Apoio aos Opens: Ficou acordado que a Fefumerj irá apoiar todos os clubes filiados que quiserem organizar os torneios chamados Opens desde que os clubes se comprometam a seguir a normativas propostas pela entidade.

A ata da reunião está disponível para download na página de documentos do nosso site, aba Pastilha.

Texto: Texto: José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação | FEFUMERJ