PROENÇA (FLAMENGO) FATURA A COPA CAIUS. QUE VENHAM AS FINAS INDIVIDUAIS DE 2023

Momentos de definição e de agradáveis surpresas marcaram a Copa Caius, sexta e última etapa da fase de classificação do Estadual individual de futebol de mesa, realizada no dia 12 de novembro, no Salão Nobre do Olaria Atlético Clube, na Zona da Leopoldina do Rio de Janeiro. A competição foi disputada por 112 botonistas, que, antes da primeira palhetada do dia, prestaram bela homenagem a Caius Pereira Valladares, um dos ícones da modalidade Dadinho, e que nos deixou em 2020, vitimado pela Covid-19. O clima de emoção perdurou até a grande decisão, na qual os debutantes, Alexandre Proença e Carlos Belga, ambos do Flamengo, fizeram um equilibrado duelo, que terminou com vitória de Proença, por 4 a 2, em sua maior conquista em competições promovidas pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) até o momento.

O terceiro lugar da Copa Caius ficou com Paulinho Quartarone, do Fluminense, que superou Pitico seu companheiro de clube, e teve muito a comemorar. Afinal, com o resultado, o atleta tricolor sagrou-se campeão do segundo turno e garantiu presença nas finais do Estadual adulto, que também terá Victor Praça (campeão do turno), Ronald Neri (Flamengo) e Rodrigo Bandini (Fluminense), primeiro e terceiro lugares na classificação geral. Os duelos, inclusive, estão definidos: Quartarone x Bandini e Praça x Ronald. Os vencedores farão a final do Estadual de 2023.

Os emocionantes jogos na sede do clube Bariri também definiram os finalistas na categoria master, que terá os seguintes confrontos: BYK (Grajaú Tênis Clube) x João Carlos (Botafogo) e Latino (Duque de Caxias) x Veras (Liga Fonte). Assim como na categoria adulto, a master será decidida em uma melhor de seis pontos, com BYK e Latino, campeões dos turnos, começando os confrontos com um ponto de vantagem. Na adulto, Paulinho Quartarone e Victor Praça também largam na frente.

Por falar em comemoração, quem fez a festa, antecipadamente, foi o garoto-prodígio Felipe Drago, do Botafogo. Campeão dos dois turnos, ele sagrou-se campeão estadual de 2023, na categoria sub-18, com 2.960 pontos ganhos. Arthur Kruger (Light), com 2.910; Izac Arcanjo (River), com 2.900; e Matheus (Grajaú Tênis Clube), com 2.840, completaram o pódio.

Com a presença de clubes tradicionais no futebol de mesa, como America, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Grajaú Tênis Clube, Light, Liga Fonte, Piedade, River, São Cristóvão e Olaria, entre outros, a Copa Caius foi um sucesso. O pódio final da competição, dominado pelos rubro-negros, ficou assim: 1º Proença (Flamengo). 2º Carlos Belga (Flamengo), 3º Paulo Quartarone (Fluminense), 4º Pitico (Fluminense), 5º Régis (America), 6º Ronald Neri (Flamengo), 7º Wellington (Flamengo) e 8º Lucas Mendonça (Flamengo).

Seguem os campeões do segundo turno do campeonato Estadual Individual 2023 da modalidade Dadinho:

– CATEGORIA SUB 18: Felipe Drago, do Botafogo de Futebol e Regatas e que por ter ganho também ao primeiro turno, se sagrou Campeão Estadual, de forma direta.

– CATEGORIA ADULTO: Paulinho Quartarone, do Fluminense Football Club.

– CATEGORIA MÁSTER: Cláudio Leão, o Latino, do Duque de Caxias Futebol Clube.

Que venham as finais.

Texto: Alysson Cardinali | Diretor de Comunicação Dadinho | FEFUMERJ