PORTUGAL SE CONSOLIDA NO FUTEBOL DE CHAPAS (CARICAS)

O futebol de chapas, ou de caricas, como é conhecido na pátria mãe, começa a crescer. A modalidade teve os primeiros chutos e defesas na baliza apenas em 2019. A nível nacional, são cerca de 40 os aficionados do futebol de caricas, sendo 10 somente em Olivais, nas proximidades de Coimbra. “Para além de Coimbra, temos clubes em Braga, Espinho, Oeiras, Torres Novas, Lisboa, Loures, Vila Nova de Cerveira e Vila Real”, confidenciou André Xavier,  sócio n.º 1, jogador e fundador da Associação Portuguesa de Futebol de Caricas, André Xavier.

Cuca Ferraz, atleta do Olivais, ganhou as duas primeiras duas etapas da Liga Nacional tendo derrotado, nas duas finais, Henrique Pio e André Xavier, ambos atletas do conjunto olivanense. A Supertaça, competição que abriu a temporada, foi conquistada por Carlos Cabeleira, da AM Resgais- -Torres Novas. A idade no cartão de cidadão (carteira de identidade) não tem influência no futebol de caricas. “Temos várias pessoas que só jogam de forma lúdica. Não há idade para competir. Por exemplo, eu já perdi com o meu filho algumas vezes”, destacou André Xavier.

Parceria com Espanha

Em Espanha, o futebol de caricas já é praticado, a nível oficial, há duas décadas. A associação portuguesa mantém uma ligação muito próxima com a Federação Espanhola de Futebol de Caricas (Federación Española de Fútbol Chapas). “Falar da modalidade em Portugal é falar da modalidade a nível ibérico, porque organizamos várias provas em conjunto”, contou.

No próximo sábado, entre as 09h15 e as 19h00, o Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra, vai receber o 4º Open de Coimbra, competição que é a 3ª etapa da Liga Nacional de Futebol de Caricas. Mais de duas dezenas de atletas estão inscritos na prova que é organizada pela Secção de Futebol de Caricas do Olivais, com o apoio da Associação Portuguesa de Futebol de Caricas e da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Nota: Recentemente, houve uma tentativa infrutífera de organizar a modalidade Chapas dentro de uma única entidade internacional que englobasse espanhois e sul-americanos. Estes últimos passaram a fazer parte da International Table Football Confederation (ITFC) juntamente com as modalidades Bola 12 Toques e Sectorball, sendo que a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) faz parte da ITFC e prática a modalidade Chapas dentro das regras estabelecidas por aquela entidade. Os portugueses, por sua vez, acompanham seus vizinhos espanhóis.
José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação | FEFUMERJ

Reprodução Parcial: Jornal As Beiras