O FUTEBOL DE CHAPAS VOLTA AOS PÁTIOS DOS COLÉGIOS DE MADRI

futebol de chapas, um dos jogos mais populares nos horários de recreio nos anos setenta e oitenta, volta a ficar na moda nos pátios de los colégios.

Colegio Claret de Madri, junto com o professor Javier Gómez, idealizou um torneio de futebol chapas graças ao qual os meninos e meninas voltam a se arrastar pelo chão, a interagir e a utilizar sua imaginação para “fabricar” seus times com tampinhas recicladas e construir maravilhosas balizas.

“Os alunos estão cada vez mais conscientes da importância de reciclar e de poder reutilizar um material. Com este projeto voltaremos a dar um uso às tampinhas”, explica Javier Gómez ao jornal MARCA.

Tão grande foi o êxito da implantação do jogo de futebol de chapas na hora do recreio que mais de 130 alunos e alunas se inscreveram, e até pintaram 20 campos de jogo no solo do pátio do colégio.

As semifinais e finais de cada curso serão jogadas em uma mesa de oficial futbolchapas onde os alunos poderão disfrutar de um ambiente único.

Fica claro que o retorno de futebol de chapas aos pátios dos colégios é a melhor base para nutrir no futuro futuro a la Liga Fútbol Chapas (LFC).

Reprodução: marca.com

Nota: Recentemente, houve uma tentativa infrutífera de organizar a modalidade Chapas dentro de uma única entidade internacional que englobasse espanhóis e sul-americanos. Estes últimos passaram a fazer parte da International Table Football Confederation (ITFC) juntamente com as modalidades Bola 12 Toques e Sectorball, sendo que a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) faz parte da ITFC e prática a modalidade Chapas dentro das regras estabelecidas por aquela entidade. Os portugueses, por sua vez, acompanham seus vizinhos espanhóis.
José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação | FEFUMERJ