MVFB, DO GRAJAÚ TÊNIS CLUBE, É O CAMPEÃO DO ESTADUAL DE DADINHO RETRÔ DE 2023

Uma fase final emocionante, com a presença — em grande estilo — dos 16 melhores colocados do ranking de 2023 na categoria retrô. Assim foi a derradeira etapa do Estadual, modalidade dadinho 9 x 3, dia 14 de outubro, na loja Botão FC, no Rio Boulevard Shopping, em Vila Isabel, que teve o craque Marcos Vinícius Grilo, conhecido como MVFB, do Grajaú Tênis Clube, como o grande campeão.

Na decisão do título, ele venceu o extra-série Sarti Neto, do Flamengo, por 3 a 1, em duelo equilibrado, que fez jus ao talento de todos os envolvidos na disputa. O terceiro lugar ficou com Isaac Vasquintino (LAB), que goleou Serginho (FMN), por 6 a 1, placar que ratificou a pontaria afiada dos jogadores na busca pelo gol. Ao todo, o filó balançou 306 vezes em 68 partidas, com a excelente média de 4,5 tentos a cada jogo.

Só MVFB foi responsável por 24 desses gols ao longo de sua vitoriosa campanha. Com seis vitórias, um empate e três derrotas, o atleta do Grajaú Tênis Clube teve forças para superar as adversidades e grandes adversários para celebrar o título da temporada, que reuniu os melhores colocados das etapas realizadas em janeiro e julho deste ano. O ranking de 2023 foi completado por Leal (Grajaú Tênis Clube), em quinto Lugar; Rafael Marcelino (ABR), em sexto; Coelho (Liga Tijucana), em sétimo; e Felipe Vasconcelos (Liga Tijucana), na oitava colocação na classificação final do Estadual retrô, promovido pela Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj).

Dividida em dois grupos de oito botonistas em sua fase inicial, a competição teve algumas curiosidades. MVFB e Sarti Neto, por exemplo, terminaram em terceiro lugar nos grupos A e B, respectivamente. A melhor campanha da primeira fase foi de Leal, com 100% de aproveitamento (sete vitórias em sete jogos) e melhor ataque até então (22 gols) no Grupo A. Destaque, também, para Coelho, que ficou com a primeira colocação no Grupo B, com 71,4% de aproveitamento. Leal e Coelho, porém, caíram nas quartas de final, para Serginho (3 a 0) e Vasquintino (3 a 1). As surpresas seguiram, com vitórias de Sarti sobre Marcelino (3 a 2) e MVFB sobre Felipe Vasconcelos (2 a 1), tirando os vice-líderes da primeira fase da luta pelo título.

Antes da finalíssima, MVFB teve que suar a camisa, nas semifinais, para arrancar um empate em 3 a 3 com Serginho, enquanto Sarti Neto, em duelo de dez gols, passou por Vasquintino, por 6 a 4. Na finalíssima, um grande jogo. MVFB fez 1 a 0, no início do primeiro tempo, mas o rubro-negro conseguiu o empate antes do intervalo. Promessa de fortes emoções na segunda etapa, só que prevaleceu a técnica do experiente craque do Grajaú Tênis Clube, que chegou aos 3 a 1 para celebrar, merecidamente, o título de campeão estadual retrô em 2023. Ano que vem, tem mais.

Texto: Alysson Cardinali | Diretor de Comunicação Dadinho | FEFUMERJ