MESTRE ADAUTO CELSO SAMBAQUY FOI ESCOLHIDO PARA CARREGAR A TOCHA OLÍMPICA EM CAXIAS DO SUL

MESTRE ADAUTO SAMBAQUY FOI ESCOLHIDO PARA CARREGAR A TOCHA OLÍMPICA EM CAXIAS DO SULO bancário gaúcho aposentado e pioneiro do futebol de mesa, Adauto Celso Sambaquy, foi escolhido, às vésperas de seus 80 anos de idade, para carregar a tocha olímpica na cidade gaúcha de Caxias do Sul, representando o Futebol de Mesa.

Em 1966, depois de ler uma reportagem na antiga Revista do Esporte, editada no Rio de Janeiro, encontrou uma reportagem com o título: “BAHIA DÁ LIÇÕES DE FUTEBOL DE BOTÕES” escrita por Oldemar Dórea Seixas. O Sr. Sambaquy escreveu-lhe e, em 1967, junto com o presidente da Federação Riograndense de Futebol de Mesa, sr. Gilberto Ghisi, foi a Salvador e com a participação de Adhemar Dias de Carvalho, Oldemar Seixas, Nelson Carvalho e Dartanhã da Costa Mello, criaam Regra Brasileira de Futebol de Mesa, através da fusão e adaptação das regras praticadas no Rio Grande do Sul e na Bahia. Tal fato culminou com o o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade Disco, realizado em janeiro de 1970, na cidade de Salvador (BA), torneio que vem ocorrendo, ininterruptamente, desde aquela data.

Uma justa homenagem a quem tanto contribuiu para a difusão do futebol de mesa, através da modalidade Disco, em todo o território nacional. Parabéns.

Texto: José Carlos Cavalheiro – Diretor de Comunicação FEFUMERJ
Fonte: Blog AFM Caxias