LIGA HOUSTON DE FUTMESA

Quando mudei do Brasil para cá (Houston) em 2001, trouxe meus botões, os quais eu tinha desde o final da década de 1970. Eles ficaram guardados, e por algumas vezes mexi neles para limpa-los e mantê-los em bom estado. Em 2009, comecei a procurar mesas aqui nos EUA e nesta busca, entrei em contato com o João Henrique Carvalho (Button Soccer USA) que naquela época, vivia no estado da Carolina do Norte. A conversa não avançou, e devido à dinâmica da vida, sempre corrida, perdemos contato.


Em 2016, mudei para uma casa nova, e na arrumação das coisas acabei deixando meus times mais à mão e portanto, comecei a mexer mais com eles. Ainda não tinha a mesa, e desta vez, comprei uma placa de papelão, bem acabada, que deslizava bem e desenhei o campo, começando a brincar um pouco.

No começo de 2018, conheci o grupo “Loucos por Jogo de Botão” no Facebook, e acabei postando uns vídeos de lances e gols com meus times Brianezi, e claro, jogando com a palheta colorida e flexível, que é o sonho de muitos botonistas. Um dos participantes do grupo notou a palheta em minhas mãos e comecei a falar comigo sobre ela e os botões…. por incrível que possa parecer, era o João Henrique Carvalho, 9 anos depois! Acabamos trocando uma de minhas palhetas pelo primeiro time de vidrilhas 45mm que tive (hoje tenho 127). A partir daí, a amizade com o João e a turma de New York cresceu e se fortaleceu. Fui obtendo feedbacks e contatos para a confecção e compra de times e acessórios. Entretanto, nessa época, era difícil de obter ou confeccionar mesas.

Tendo a mesa, e já neste tempo, alguns times novos e trazidos do Brasil, reuni alguns amigos brasileiros que gostaram da ideia. A partir daí a ideia da Liga amadureceu. Criei o primeiro logotipo, que mais tarde seria desenvolvido pelo Thomaz Figueiredo, um amigo que mora em Ottawa e participa da Liga Canadense de Futebol de Botão.

A liga estava formada. Era Abril de 2018. Nosso primeiro torneio aconteceu em 21 de Julho de 2018, com 5 participantes! Em 12 de Agosto deste mesmo ano, conheci o Marcelo Camargo, que acabara de reunir uns amigos para jogar botão em sua casa na noite anterior. Um amigo em comum nos colocou em contato. A partir daí a Liga cresceu. Fomos conhecendo e adicionando novos participantes que gostaram da ideia de voltar a jogar botão. Hoje temos 39 participantes. Nos reunimos com uma frequência boa! Coisa de duas vezes ao mês, para um “Café com Botão”, quando não estamos em meio a campeonatos e torneios. É importante comentar que há jovens de 13, 15 e 16 anos em nossa Liga.

Ja organizamos os seguintes Campeonatos e torneios:

  • 1º torneio da Liga Houston
  • 1º Campeonato de pontos corridos da Liga Houston
  • Brasileirão 2019 (com a presença de 5 botonistas de New York/New Jersey e 1 da Califórnia)
  • Torneio MLS
  • 2º Campeonato de pontos corridos da Liga Houston.

Além dos torneios acima mencionados, organizamos um torneio em um aniversário de criança, com uma participação de 10! Foi um sucesso.

Os campeonatos de pontos corridos duram cerca de 4 meses. Estamos atualmente no meio do campeonato de 2020.

Em relação à integração com as ligas daqui da América do Norte. Com elas fizemos uma amizade grande com o pessoal de New Jersey e New York, especialmente o João, o Jucão, o Luís, o Batman e o Alex. Já participei de dois torneios com eles, sendo um em New Jersey e outro em New York. Com a Liga canadense, também mantenho uma amizade grande com o Eduardo, o Thiago, o Gustavo e o Thomaz. Já participei de um torneio em Ottawa. A experiência e o intercâmbio com estas ligas são muito importantes e nos ajudam muito à desenvolver ideias!

Mesas de vinil:

Depois de muito pesquisar, encontrei na internet, a FAMA Adesivos, uma empresa de São Paulo que vendia um adesivo de vinil com o desenho de um campo de futebol de botão. Comprei uma e trouxe para experimentar. Gostei muito! Temos mais de 25 mesas de vinil montadas aqui. Os adesivos agora são personalizados e com uma definição melhor de linhas e acabamento. A jogabilidade é excelente. Em matéria de custo, posso dizer que são viáveis, devido ao fato de que a montagem é simples e o material necessário é de baixo custo também. Se fosse os trazer uma mesa pronta do Brasil, o custo seria de aproximadamente US$250, com frete incluído, enquanto que a de vinil, montada aqui, custa cerca de US$100.

Enfim, a liga está forte e há muitas ideias para colocarmos em prática ainda! Nossos torneios e demais atividades são divulgados na página do Facebook da Liga Houston de Futmesa.

Texto: Valmar Talamo Domingues