EMOÇÃO – A MARCA DA FESTA DE 40 ANOS DA FEFUMERJ

Não são quatro horas, quatro dias, quatro semanas ou quatro meses… Com uma cerimônia repleta de alegria e emoção, a Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) celebrou seus 40 anos de fundação, no último domingo (18/8), na sede da Associação Atlética Light, no Grajaú. Motivos para tantas comemorações e homenagens não faltaram. Afinal, são quatro décadas de algumas batalhas e várias conquistas de uma das entidades mais importantes do futmesa no Brasil, comandada, desde a sua criação, por verdadeiros abnegados, alguns deles muito justamente homenageados.

Robson Marfa

Robson Marfa, duas vezes presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) e atual VP de regras internacionais da Fefumerj foi um deles.

Flavio Chammas e Claudio Pinho

Flávio Chammas, duas vezes presidente da Fefumerj e presidente do TJD, também responsável pela atualização do estatuto da entidade, foi outro agraciado na festa de 40 anos da entidade, que, hoje, conta com 344 atletas federados por 18 clubes.

O atual presidente da Fefumerj, Cláudio Pinho, recebeu uma placa em agradecimento aos serviços prestados durante um dos períodos mais difíceis da humanidade. Outras personalidades do futmesa carioca, como Milton Pedreira, Marcelo Lages Ramalhete, Rafael Marques e Ricardo Baruque também foram parabenizados durante a cerimônia.

Outro momento marcante do dia foi o minuto de silêncio entre os mais de 100 convidados, dedicado àqueles botonistas que se foram, durante a pandemia, mas que estiveram, in memoriam, presentes à cerimônia dos 40 anos da Fefumerj. Emoção à flor da pele, que faz jus e ratifica o árduo — mas digno e prazeroso — trabalho feito em nome do crescimento do esporte em todas as suas modalidades (1 Toque, 3 Toques, 12 Toques, Pastilha, Dadinho, Chapas, Sectorball e Subbuteo). Os festejos foram um alento na alma e no coração dos associados presentes, que, após dois anos de pandemia e insegurança, voltaram a celebrar não só o nosso esporte e o convívio, mas a vida.

Diretores da Fefumerj

Portanto, vida longa à Fefumerj, que promoveu uma festa plena, para agregar e celebrar o esporte, com direito, também, ao sorteio de brindes (belas canecas com a logo da Fefumerj) e ao pleno congraçamento entre os botonistas e suas famílias, em uma integração perfeita, com direito a um suculento churrasco, aquela cervejinha bem gelada e a música de ótima qualidade. Um dia especial, que entrou para a história da Fefumerj. Que venham mais 40 anos.

Texto: Alysson Cardinali