CAMPEONATO LEOPOLDINENSE

TroféusO Campeonato Leopoldinense, a primeira competição de Pastilha realizada em parceria pelo Departamento de Futebol de Mesa do Bangu Atlético Clube, a ABEL (Associação de Botonistas Estilo Livre) e a Associação IV Centenário de Futebol de Mesa, com o apoio da Vice-Presidência da modalidade na FEFUMERJ e o objetivo de integrar e atrair novos atletas e clubes dos bairros da Leopoldina, chegou ao final neste último sábado (01/11), com a disputa do 2º Turno, nas instalações do IV Centenário, em Del Castilho.

A competição foi dividida em dois turnos, prevendo finais entre os campeões ou, até mesmo, um triangular, se necessário. O 1º Turno foi realizado na ABEL, em Brás de Pina, quando participaram oito atletas, com os seis primeiros classificando-se para o 2º Turno, sendo vencido por Marcelo Coutinho, do Bangu, invicto e com 100% de aproveitamento.

Já o 2º Turno, este sábado no IV Centenário, foi ganho por Tadeu Godinho, do Bangu, que também assegurou sua vaga na final. Final essa que seria um triangular pois, como previa o regulamento, por ter mais pontos no geral, apesar de não ter vencido turnos, Claudio “Latino” Leão, do River, também carimbou seu passaporte!

Copa LeopoldinenseE o triangular reservou momentos de muita emoção, equilíbrio e grande técnica por parte dos três finalistas. Definida a ordem dos jogos por sorteio, as finais foram abertas por Latino e Tadeu, com o atleta riverense levando a melhor por 3×1, largando na frente a abrindo dois gols de saldo. Mas, no segundo jogo, Coutinho embolou tudo vencendo Latino por 5×3, zerando o saldo do adversário e ficando em situação privilegiada. No último jogo Tadeu e Coutinho encontraram-se e, dependendo do resultado, todos os três ainda tinham chances de título. Após um primeiro tempo tenso, com as poucas oportunidades de gols refletindo no placar de 0x0, no segundo tempo Coutinho conseguiu fechar em 2×1 a partida, conquistando o título de primeiro campeão Leopoldinense e, de quebra, dando a Latino o vice-campeonato, ficando Tadeu com a 3ª colocação!

As demais posições foram definidas pela soma geral, com os banguenses Rodrigo Fialho e Felipe Godinho em 4º e 5º lugares, respectivamente, Carlos Breda, do IV Centenário, em 6º lugar, Helio Silva, da ABEL, em 7º lugar e Rafael Vinícius, do Bangu, na 8ª colocação (sendo que Helio e Rafael disputaram apenas o 1º Turno).

O Bangu agradece às suas co-irmãs ABEL e IV Centenário, nas figuras de seus presidentes Helio Silva e Ferreti, pela parceria que resultou em uma competição de alto nível e muito sucesso, que inclusive já animou o alvirrubro para a criação, na próxima temporada, do Campeonato Centralino, buscando fazer o mesmo trabalho nos bairros da Central. A idéia é reunir todos no final, com a disputa da Copa Suburbana, tradicional competição promovida pelo Bangu Atlético Clube.

Nesse sentido, com o apoio da FEFUMERJ, o Bangu vem chegando ao final da temporada de 2014 com grande satisfação vendo seu esforço na conquista de novos atletas e clubes para a Pastilha atingir seus objetivos. Juntas, as duas competições criadas pelo clube para tal, a Liga Metal e o Campeonato Leopoldinense, conseguiram fazer com que 6 atletas e 2 clubes, que não a praticavam antes, pelo menos conhecessem a modalidade. O retorno já foi imediato, com alguns destes atletas já se incorporando às equipes de seus clubes, e o ingresso do River Futebol Clube na Pastilha, tanto na FEFUMERJ, quanto abrindo um dia da semana para a prática, comunicado por Claudio “Latino” Leão no encerramento do Campeonato Leopoldinense.

Com a expansão da Liga Metal, a criação do Campeonato Centralino, para juntar-se ao Leopoldinense, e a entrada de novos clubes na FEFUMERJ, a temporada 2015 de Pastilha, no Rio de Janeiro, promete ser bastante animada! Uma belíssima bola dentro do Bangu!

Texto: Bangu Futmesa.
Crédito das fotos: Claudio “Latino” Leão, Tadeu Godinho e Bangu Futmesa.

Maiores informações: www.bangu.aprofume.com.br

#bangu #futmesa #pastilha