BAR EM SÃO PAULO MANTÉM TRADIÇÃO E RESGATA FUTEBOL DE BOTÃO

Foto: Divulgação/Botões ClássicosToda semana um grupo de amigos se reúne no bar Cosa Nostra, perto do Allianz Parque, para conversar, beber e… jogar futebol de botão. Sim, todos eles compartilham uma imensa paixão pela antiga brincadeira que por muito tempo foi popular entre os amantes do futebol de todas as idades.

Para o pessoal que se reúne as segundas e terças na Zona Oeste de São Paulo, o futebol de botão além de hobby, passa a ser algo mais sério. Atualmente, os 24 participantes disputam o “Calcio”, com times de toda a Itália e em sistema de pontos corridos. A competição tem ida e volta e os jogadores possuem até uma súmula para anotar os gols durante as partidas.

O designer Luciano Araujo, dono da loja virtual Botões Clássicos e idealizador do campeonato, conta que tudo começou na Copa de 2014, quando resolveu organizar a competição depois de muitos pedidos dos seus clientes. “Eu montei a loja virtual e o negócio foi crescendo. Comecei a lançar os campeonatos no Instagram e no Facebook e pessoas que eu nem conhecia começaram a se inscrever. Os campeonatos aconteciam de dois em dois meses, mas começaram a pedir um por uma liga, como existe no society ou no campo”.

Luciano diz que como não conseguiu encaixar todos que queriam participar nessa primeira edição da liga, a ideia é que no segundo semestre seja criada uma “segunda divisão” para adicionar novos jogadores.

“O que as pessoas geralmente perguntam é o nível de competição do torneio e sempre falo que é um clima super família. Tem gente que traz a namorada, esposa e família. Tem gente que joga bem, tem gente que não jogava há muito tempo e está voltando, tem gente que nunca jogou… não tem que se preocupar com isso”, contou.

O Calcio é disputado na “Regra Paulista”, em que o jogador tem até 12 toques na bola quando está com a posse. Cada pessoa possuí o uniforme de ida e de volta do seu time, sendo que o goleiro mandante é um pouco maior que o visitante, uma forma encontrada para tornar mais difícil de se fazer gol fora de casa. A ideia é que a liga que começou em fevereiro, termine em junho.

O empresário Thiago Gomes conta que sempre gostou de futebol de botão. “Vim morar perto do Allianz parque e conheci o Cosa Nostra. Então, o Luciano me mostrou o projeto dos campeonatos de botão e achei sensacional (…) O clima é fantástico. Por ser um bar esportivo você entra no clima do jogo e mesmo sendo perto do Allianz Parque, temos pessoas que torcem para vários clubes”, afirmou.

Para o engenheiro Luiz Girard, o mais importante do campeonato é se divertir e fazer amizades. “Não tem briga, é uma outra pegada. Estamos aqui para se divertir e fazer amigos. Tem vezes que não jogamos e nos encontramos aqui pra tomar uma cerveja, conversar um pouco, afinal todo mundo gosta de futebol. Você acaba unindo o útil ao agradável: futebol, companhia, lugar legal e jogar botão”, disse.

Luciano Araujo explica que para quem quer começar a jogar futebol de botão, o ideal são os torneios aos sábados. A inscrição custa R$ 50, que é o preço de um time completo, e a competição acontece em um dia com fase de grupos e mata-mata.

Quem quer mais informações sobre o campeonato pode conferir as redes sociais da loja Botões Clássicos ou ir até o bar Cosa Nostra localizado na Rua Diana, 86, em Perdizes, próximo ao Allianz Parque.

Reprodução: Torcedores.com