TROFÉU ANACLETO ZUCATTO

Que jogo! Que decisão! Thiago Penna ganha de Lucas no último chute e é campeão do Torneio Aberto Anacleto Zucatto.

Nada mais justo que homenagear um ícone do futmesa brasileiro com um torneio de alto nível.

Começo este texto por esta citação de Daniel Salles (Sociedade Mineira-MG) para prestar, pelo Ginástico, uma homenagem ao falecido recentemente Anacleto Zucatto, que deu nome ao torneio aberto do nosso clube que ocorreu neste domingo, dia 17 de abril. Um torneio que teve como participantes alguns dos principais atletas do RJ, Rodrigo Pedreira, atual campeão individual e líder do ranking, Lucas, Fábio Borges e Bira (AFC); Alessandro e Marcell (CRVG); Rodrigo Amon  Rá, Ismael, Evandro e Thiago Penna (CGD); Armando (FFC) e o atual campeão mineiro adulto e presidente da FEFUMEMGE (Federação de futmesa de Minas Gerais) Daniel Salles e o líder do ranking mineiro Fernando Garcia, ambos da Sociedade Mineira Futmesa, da cidade de Poços de Caldas, local que acontecerá o XXIII Campeonato Brasileiro Individual da modalidade, entre outros importantes atletas.

O torneio foi equilibrado e com muitos gols, vide a partida entre Rodrigo Amon  Rá e Fábio Borges, que teve, acreditem se quiserem 24 gols! O resultado final foi 13×11 para Rodrigo Amon-Rá. Divididos em dois grupos de 8 atletas, qualificou os 4 melhores de cada grupo para um mata-mata. Classificaram-se: Alessandro e Marcell (CRVG), Bira, Rodrigo Pedreira e Lucas (AFC), Armando (FFC) e Thiago Penna e Ismael (CGD). Jogos de altíssimo nível, fazendo jus ao nosso querido homenageado, que com certeza estaria empolgado com o desempenho destes atletas.

Nas semifinais dois confrontos muito disputados: na primeira semifinal, uma disputa entre os dois últimos campeões cariocas: Lucas (AFC) x Rodrigo Pedreira (AFC). Ambos os jogadores de toques refinados e jogadas lindas, disputaram lance a lance quem iria para final. Lucas conseguiu este direito e que fique registrado que Rodrigo, muito debilitado em função de uma febre, lutou até o fim.
Na outra semifinal dois atletas que já jogaram e foram campeões cariocas de equipes juntos, além é claro de uma forte amizade, Thiago Penna (CGD) x Marcell (CRVG). Um jogo equilibrado, pois ambos se conhecem desde muito! Marcell com seu estilo fino, de procurar sempre a melhor posição, praticamente um artesão do futmesa e que estava desde janeiro sem manter um ritmo de treino não conseguiu se impor ao estilo frio e preciso de jogar de Thiago Penna.
Na decisão de 3º lugar, no jogo em que ambos os jogadores são de toques refinados não poderia deixar de ter muitos gols, saindo vitorioso Marcell por 8×7.

Na grande final Thiago Penna x Lucas. Lucas jogando pelo empate. Primeiro tempo muito equilibrado com vantagem para Thiago Penna, mas sempre muito pressionado pelo futmesa quase lúdico de Lucas. Como estes dois atletas fazem o futebol de mesa parecer tão fácil!!!! O panorama do 2º tempo não muda. Jogadas maravilhosas de fazer todos que estavam em torno da mesa se entreolharem e não esconder sua admiração. Atletas com larga experiência não piscavam: Evandro (CGD) sentado na mureta com Bira ao seu lado que respirava devagar para não atrapalhar. Ismael (CGD) e Fábio Borges (AFC) sentados ao lado da mesa olhavam para a mesa com olhos vidrados para não perder um único lance. Faltando pouco mais de um minuto para o fim do jogo, 4×3 para Thiago. Lucas perde um gol quase feito. Seria o empate. Bola com Thiago que usando todos os seus toques chuta e caprichosamente a bola bate na trave. Rapidamente Lucas prepara o ataque e pede ao gol. Chuta da entrada da área, com todo capricho e a bola entra. Empata em 4×4, resultado que lhe daria o título. Faltando poucos segundos para o fim, Thiago dá a saída, e após três toques na bola pede ao gol. O sinal toca!!! Todos se agitam. Adrenalina alta!!! Thiago se aproxima da mesa, apoia a palheta no seu jogador. Segundos que parecem uma eternidade. Thiago respira, impulsiona a palheta e a bola caprichosamente vai se alinhar no fundo do gol. Placar final: Thiago Penna 5×4 Lucas. Uma decisão que fez jus, como iniciei o texto, ao nosso homenageado, Anacleto Zucatto, que estará sempre feliz com jogos como esta decisão. Parabéns ao Thiago, Lucas e todos os atletas que estiveram presente.

Texto : Fred Martins