NOTA DE FALECIMENTO – MAURICIO NASCENTES
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Mauricio Nascentes. Mauricio Berinjela, como era mais conhecido no nosso meio, era sócio da Livraria Berinjela, onde era o responsável pela seção de discos. Até os dias de hoje, a livraria inaugurada em 1994, está situada no subsolo do icônico Edifício Marquês do Herval, cujo endereço é Avenida Rio Branco, 185.
Maurico abria espaço para no futebol de botão no meio de livros de discos. O local foi fundamental para a formação do que hoje é a regra Dadinho e também organização posterior do futebol de mesa no estado, pois eram frequentadores desses eventos informais jogadores que contam atualmente com alto destaque, como Ronald Neri, Regis Martins, João Carlos Nunes. Havia também a presença de comerciantes como os falecidos Adriano Moutinho e Hamilton Tavares, além de colecionadores como Climalter Mariano e Marcelo Banfield. Até o atual diretor de comunicação da nossa federação — esse que vos escreve — participava desse mundo heterogêneo, onde se jogava com o dadinho, no melhor estilo “leva-leva”.
Após deixar a Berinjela Maurício inaugurou o sebo Boca do Sapo em Ipanema. posteriormente foi contratado para cuidar do sebo que integrava o restaurante Al-Fahabi, no centro da cidade. Após os anos no Al-Fahabi: Maurício decidiu se dedicar à gastronomia, sendo um dos maiores especialistas em azeite da cidade. Tantas atividades o fizeram perder o convívio com o mundo do futebol de botão.
Mauricio considerava o o nosso jogo uma atividade lúdica, na qual deveria reinar apenas a alegria e o prazer de jogar, o que era um relefxo de sua personalidade afável e relaxada. Por esse motivo, nunca quis estabelecer um laço com o futebol de mesa oficial.. Independentemente dessa sua convicção, a Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ) reconhece sua importância, notadamente para a regra Dadinho que é a primeira em número de praticantes no estado e a segunda no Brasil (considerando-se que 1 Toque Liso e 1 Toque Cavado são regras distintas).
A FEFUMERJ se solidariza com os familiares e os muitos amigos que Mauricio fez em sua passagem pela vida e pelo mundo do futebol de mesa .
Texto: José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação | FEFUMERJ

