IV EXPO FUTEBOL DE BOTÃO É SUCESSO DENTRO E FORA DAS MESAS
Sinônimo de sucesso e tradição, a IV Expo Futebol de Botão, realizada no Shopping Barra Garden, na Barra da Tijuca, no dia 26 de julho, reuniu mais de 200 participantes – entre federados e não federados – apaixonados pelo esporte. Os presentes puderam se deliciar com torneios, demonstrações, exposições históricas, stands de venda e conhecer um pouco mais de todas as regras oficiais (1 toque, 3 toques, 12 toques, Chapas, Dadinho, Dadinho Retrô, Pastilha, Sectorball e Subbuteo). Organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj), o evento também promoveu a realização de competições envolvendo seus 20 clubes filiados e mostrou que aquela famosa ‘brincadeira de criança’ virou coisa séria para seus praticantes, mas sem perder a essência lúdica e agregadora de seus primórdios.
Houve espaço, também, para homenagens a personagens importantes na história e no desenvolvimento do esporte. Na atual edição da Expo, foram agraciados Julio Nogueira – praticante da regra 1 toque, tricampeão brasileiro e botonista desde a década de 1960; Paulão – diretor técnico da Fefumerj e responsável pela divulgação das regras; Ricardo Baruque – grande incentivador e divulgador do esporte; Rafael Marques – um dos responsáveis pela implantação da regra dadinho retrô em nível federado; Campito – divulgador da regra Pastilha nas redes sociais; Nando Ferreira – campeão estadual e mundial pelo Vasco da Gama, artífice da regra 12 toques; e JJ – craque do Fluminense e criador de avançado sistema de tabelas e pontuação nas competições do Dadinho.
O sábado de sol, mas com temperatura amena, tornou-se um dia perfeito para a prática do futebol de botão. O clima só esquentou um pouco mais durante as disputas oficiais, com direito a fortes emoções e grandes pelejas na busca pelos lugares mais altos dos pódios em todas as regras. Os premiados foram:
Subbuteo – 1º Abel (Vasco da Gama), 2º Paulão (Vasco da Gama) e 3º Cocada (AAL);
Pastilha – 1º Campito (Friburguense), 2º Latino (Liga Fonte) e 3º Marcus (Flamengo);
1 Toque Cavado Equipes – 1º Botafogo e 2º Olaria;
1 Toque Liso Equipes – 1º Olaria e 2º Botafogo;
12 Toques – 1º Nando (Vasco da Gama), 2º Marcos Antunes (Fluminense) e 3º Quintaes (Vasco da Gama);
12 Toques Retrô – 1º Quintaes (Vasco da Gama), 2º Léo Muniz (America) e 3º Abel Cêpa (Vasco da Gama).
A regra Dadinho, considerada uma das mais populares atualmente no futebol de mesa, contou com a disputa de três modalidades: Individual, Equipes Retrô e Equipes. Com a presença de 32 botonistas, a Dadinho Individual teve como campeão Gian Lucca, do Fluminense, que, na final, venceu Renato Oliveira, do Vasco da Gama, por 3 a 1, e ergueu o troféu após 11 jogos, com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota (marcou 22 gols e sofreu 12). Na disputa do terceiro lugar, Rodrigo Bandini, do Fluminense, levou a melhor sobre Proença, do São Cristóvão, por 2 a 0 e também subiu ao pódio, levando a famosa ‘besteirinha’ (mais uma medalha) para casa.
Já na competição de Dadinho Equipes Retrô, o título ficou com o Duque de Caxias, que, na final, derrotou o Fluminense, por 2 a 1, coroando uma campanha de oito vitórias e apenas uma derrota em nove partidas. Na disputa do terceiro lugar, o Vasco da Gama goleou o Flamengo, por 4 a 0, e desbancou o rival na luta por um lugar no pódio. ABR, AAL Futmesa, Kamikaze e Embaixadores também marcaram presença na competição, que marcou a estreia do Dadinho Equipes Retrô na Expo Futebol de Botão.
Por último, mas não menos importante, o campeonato de Dadinho por Equipes, disputado por dez agremiações, em pontos corridos, foi decidido apenas nos critérios de desempate. Após nove emocionantes rodadas, o título ficou com o Vasco da Gama, que teve melhor saldo de gols (13 a 4) em relação ao Fluminense – ambos somaram 19 pontos ganhos. Com 70,4% de aproveitamento, o Gigante da Colina obteve seis vitórias, um empate e duas derrotas. A terceira colocação ficou com o Flamengo, que somou 18 pontos, três a mais que o River, que terminou em quarto lugar. America (14), Duque de Caxias (13), Lafume (12), Botafogo (7), AAL Futmesa (7) e Kamikaze (2) completaram a classificação.
Daqui a dois anos vem, e vem mais!!! Que venha a V Expo Futebol de Botão, um sucesso dentro e fora das mesas.
Texto: Alysson Cardinali | Diretor de Comunicação Dadinho | FEFUMERJ