FRED ELESBÃO (NÁUTICO) É CAMPEÃO DO INTERNATIONAL OPEN RIO DE JANEIRO

Por Paulão Costa – Diretor Subbuteo FEFUMERJ
Reprodução: Site CBFM

Em um momento histórico para o Subbuteo Carioca nas dependências do Departamento de Futebol de Mesa do Olaria Atlético Clube foi realizado o International Open evento organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), com chancela da Federation of International Sports Table Football (FISTF) e com apoio da FEFUMERJ, onde os atletas pontuam e colecionam pontos para os eventos internacionais da maior entidade do Subbuteo a nível mundial. O International Open teve sua primeira edição disputada no dia 31 de janeiro de 2026. O pernambucano Fred Elesbão, do Náutico, sagrou-se campeão ao derrotar Abel Cepa, do Vasco da Gama, numa final técnica equilibrada com o placar final de 2 a 0.

O torneio teve a participação de dez atletas, que se enfrentaram no sistema de pontos corridos para que todos os atletas pudessem realizar o maior intercâmbio e o maior crescimento possível na regra. O campeonato começou da maneira que era o esperado com os favoritos vencendo seus jogos e equilibrando a tabela de classificação e seguindo assim até a última rodada com Fred e Abel conquistando todos os pontos possíveis. Uma grata surpresa foi a consistência de Peter Van Houden, o holandês atleta do Grajaú Tênis Clube, que sempre com estratégia e técnica apurada estava, rodada a rodada, tentando alcançar os líderes.

Os demais atletas brigavam ponto a ponto para que os líderes não se sobressaissem e tivemos gratas surpresas como as de Arthur (Grajaú Tênis), Bolton (Bangu) que terminou e Hércules anfitrião que fez jogos excelentes e, por pouco, não fez parte do pódio final e ainda tivemos Cocada e Pinho nas 7ª e 8ª posições respectivamente.

Como a corrida estava pesada sobre as primeiras colocações Peter, Paulão e Alencar (Corinthinas) fazem sua parte para compor o pódio, ficando Peter com 3º lugar deixando Paulão e Alencar com o 4º e 5º lugares respectivamente.

Na 9ª rodada tivemos o grande confronto que definiria o Campeão do International Open e em uma final considerada equilibradíssima, Fred vence Abel pelo placar de 2 X 0 e sagra-se campeão do International Open Rio de Janeiro.

O International Open teve a seguinte colocação final:
01º FRED ELESBÃO (NÁUTICO – PE)
02º ABEL (VASCO DA GAMA – RJ)
03º PETER (GRAJAÚ TÊNIS – RJ)
04º PAULÃO (VASCO DA GAMA – RJ)
05º ALENCAR (CORINTHIANS – SP)
06º BOLTON (BANGU – RJ)
07º COCADA (GRAJAÚ TÊNIS – RJ)
08º PINHO (GRAJAÚ TÊNIS – RJ)
09º ARTHUR (GRAJAÚ TÊNIS – RJ)
10º HÉRCULES (OLARIA – RJ)