BOTAFOGO FUTEBOL DE MESA 10 ANOS – COPA ADRIANO MOUTINHO DE DADINHO 9X3

José Augusto é o Campeão em dia de 10 anos do Futebol de Mesa do Botafogo

No último dia 18 de janeiro de 2026, na sede do clube, na Rua do Riachuelo, 373, o Botafogo Futebol de Mesa, comemorando 10 anos de existência, promoveu a 1ª Copa Adriano Moutinho de Dadinho 9×3, uma homenagem ao Mestre Adriano, figura emblemática do Dadinho do Botafogo.

O Botafogo premiou os 4 primeiros colocados da Série Bronze (9º-12º colocados) e da Série Prata (5º -8º colocados) com medalhas, e deu troféus aos quatro primeiros lugares da Série Ouro. Além disso, os integrantes do pódio do campeonato recebiam de prêmio troféus comemorativos constituídos de bustos de Mestre Adriano, nas cores ouro, prata e bronze.

O TORNEIO
Tivemos um grande torneio, com a presença de craques de diversos clubes. Com 40 competidores disputando cada ponto e cada gol, a Copa Adriano Moutinho de Dadinho 9×3 chegou pra ser um sucesso, e pareceu ter tudo para se firmar como o grande evento anual de abertura da temporada do futebol de mesa carioca.
Para levantar o cobiçado troféu de campeão ou lutar pelo pódio, a jornada dos atletas neste campeonato foi repleta de confrontos memoráveis.

OS JOGOS

Fase de Grupos
Nesta fase, os atletas foram divididos em 05 grupos de 08 integrantes cada. Após completadas as partidas classificatórias, os melhores colocados foram:

1º – Fabrício (Botafogo)
2º – Portela (America),
3º – José Augusto (América)
4º – Sarti Neto (Fluminense)
5º – Anderson (Botafogo)

No total, 32 atletas classificaram-se pra fase seguintes de 16 avos de final.

Fase Eliminatória
A fase eliminatória foi um verdadeiro teste de nervos, marcada por jogos intensos no caminho até a grande decisão.

16 Avos de Final
Florez (São Cristóvão) ignora a vantagem do empate e elimina do torneio o primeiro competidor com a vantagem do empate: Marcio Nunes (sem clube) perde por 3×4 e está fora da briga pelo título. Assim como Marcio, outros atletas deixam o torneio nesta etapa, mesmo tendo a vantagem em caso de igualdade no marcador: Mendez (Botafogo) perde para Minduba (Grajaú) por 0x1, Paulão (Vasco da Gama) é derrotado por 3×5 por Luiz (Botafogo), e Osmen (Botafogo) é eliminado por Lian (Botafogo) por 1×2.

Oitavas de Final
Dessa vez, a vítima de Florez é outro favorito: num jogo lá e cá, ele faz 4×3 e tira da competição Fabrício. Portela confirma sua caminhada e vence Minduba por 1×0, enquanto José Augusto aplica sonoros 6×0 em Luiz. Em jogo duro, Sarti Neto despacha Lian por 3×2, enquanto Anderson segue vivo na disputa após empatar em 0x0 com Arthur (Light). João César (America) goleia Alysson (Vasco) por 5×0, Raad (sem clube) perde por 0x1 para Monstro (Friburguense) e Bruno Sodré (Fluminense) avança após 2×1 sobre Alberto (Botafogo).

Quartas de Final
Nas quartas, Portela escapa do talento de Florez, algoz dos favoritos nas etapas anteriores, e vence por 2 x 0.
José Augusto vence Monstro (Friburguense) por 4 x 2.
Bruno Sodré faz um jogaço e aplica um surpreendente 7×2 no craque Sarti Neto.
Anderson, no melhor jogos das quartas, segue em frente após um empate em 5 x 5 com João César.

Semifinais
Jogos emocionantes em confrontos de atletas muito talentosos. Assim foram as semifinais do torneio.
Num jogo tático, estudado, José Augusto segura o 2×1 contra Anderson, e o atleta alvinegro dá adeus ao torneio e à busca pelo título.
Na outra semifinal, Bruno Sodré, fazendo um campeonato espetacular, vence Portela por 4×0 e se qualifica para enfrentar José Augusto, preparando o palco para a grande final.

Disputa de 3º e 4º lugar
Em partida que contava com jogadores com habilidade suficiente para serem os finalistas, Anderson e Portela se enfrentam num jogo cheio de alternativas e que contou com 6 gols.
Ao fim, o atleta do América leva a melhor e garante presença no pódio, vencendo por 4 a 2 e conquistando a terceira colocação.

Final
A grande final reserva um jogo eletrizante. José Augusto, cracaço consagrado, enfrenta Bruno Sodré, grande destaque do dia e maior goleador do torneio até aqui.
Focado, José joga o fino, vence por 4 a 2, conquista o título e leva pra casa o cobiçado troféu de campeão, além do busto dourado de Adriano Mestre.

HOMENAGEM
Ao fim da cerimônia de premiação dos campeões, Marcos Moyses, Diretor do Futebol de Mesa do Botafogo, entregou a Luana, filha de Mestre Adriano, um troféu do torneio homenageando seu pai.

RESULTADO FINAL
Série Ouro
1º José Augusto (América)
2º Bruno Sodré (Fluminense)
3º Portela (América)
4º Anderson (Botafogo)

Série Prata
1º João César (América)
2º Florez (São Cristóvão)
3º Sarti Neto (Fluminense)
4º Monstro (Friburguense)

Série Bronze
1º Fabrício (Botafogo)
2º Arthur (Light)
3º Raad (sem clube)
4º Luiz (Botafogo)

Texto: Fabricio Cesarino