FRED ELESBÃO (NÁUTICO) É TRICAMPEÃO DA COPA DO BRASIL DE SUBBUTEO

Por Paulão Costa – Diretor Subbuteo FEFUMERJ
Reprodução: Site CBFM

A Copa do Brasil teve sua sétima edição disputada no dia 1º de fevereiro no Olaria Atlético Clube, no Rio de Janeiro, evento organizado pela Confederação Brasileria de Futebol de Mesa (CBFM) e apoio da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ). O pernambucano Fred Elesbão, do Náutico, sagrou-se campeão ao derrotar Abel Cepa, do Vasco da Gama, numa final eletrizante com direito a virada e placar final de 2 a 1.

A Copa teve a participação de dez atletas, divididos em dois grupos de cinco. O sorteio fez com que o Grupo A fosse considerado por todos como o Grupo da Morte, já que reunia Abel e Paulão, dois dos melhores jogadores do Brasil e que jogam pelo Vasco da Gama, Alencar pelo Corinthians e Arthur e Claudio Pinho pelo Grajaú Tênis Clube. Arthur é uma das jovens promessas da modalidade no Brasil, tendo feito partidas brilhantes na véspera, dia do International Open Rio. O jovem estreia na Copa com uma goleada contra Claudio Pinho, por 3 a 0, enquanto na outra partida Abel enfrenta seu companheiro de clube Paulão e vence por 3 a 0.

O Grupo B foi capitaneado por Fred Elesbão, do Náutico, e contava também com Peter, o holandês do Grajaú, Hércules do anfitrião Olaria, Cocada, também do Grajaú e Bolton, que veste a camisa do Bangu. A primeira rodada do grupo termina com a vitória de Peter contra seu companheiro de clube Cocada com o placar de 2 a 1, enquanto o jogo entre Olaria e Bangu – Hércules e Bolton – termina empatado em zero zero. Abel na segunda rodada empata com Alencar em 2 a 2 e Paulão goleia Pinho por 4 a 1, revelando o quão complicado seria classificar-se nesse grupo nas primeiras posições. Fred estreia com um 2 a 0 contra Peter e Cocada vence Hércules por 2 a 1. As rodadas seguintes colocam Alencar e Paulão na disputa pela segunda posição do grupo A, enquanto no B Fred e Peter vão se consolidando nas duas primeiras posições.

Ao final da fase de classificação, os quatro primeiros de cada grupo enfrentaram os quatro do outro lado. Já na abertura das quartas de final, um jogo eletrizante: Paulão vence Peter na prorrogação, com gol de ouro. Nos outros jogos, tivemos Abel vencendo o quarto colocado do grupo B, Hércules, por 3 a 0, Alencar ganhando do terceiro colocado do grupo B, Cocada, também por 3 a 0 e Fred e Arthur protagonizando um jogo de muitos gols, 5 a 3 para o atleta do Náutico.

A semifinal colocou novamente os dois atletas do Vasco frente a frente. Após um jogo muito disputado, Abel credencia-se à disputa do título ao vencer Paulão pelo placar magro de 1 a 0. Na outra partida, apesar de ter o goleiro como melhor na mesa e sustentar o empate até o início da segunda etapa, Alencar é batido por 4 a 0 por Fred, que chega assim à sua terceira final consecutiva de Copa do Brasil.

Em uma final considerada equilibradíssima, Abel abre o placar no início da partida e vira o primeiro tempo vencendo Fred por 1 a 0. O segundo tempo é destacadamente equilibrado, mas Fred consegue empatar o jogo em uma jogada rápida pela meia direita do seu ataque. A poucos minutos do fim, um contra ataque dos mais rápidos do campeonato resulta em gol de Fred, que vibra com a virada e com o título que viria momentos depois.

A 7ª Copa do Brasil teve a seguinte colocação final:
01º – FRED ELESBÃO (NÁUTICO – PE)
02º – ABEL (VASCO DA GAMA – RJ)
03º – ALENCAR (CORINTHIANS – SP)
04º – PAULÃO (VASCO DA GAMA – RJ)
05º – PETER (GRAJAÚ TÊNIS – RJ)
06º – COCADA (GRAJAÚ TÊNIS – RJ)
07º – ARTHUR (GRAJAÚ TÊNIS – RJ)
08º – HERCULES (OLARIA – RJ)
09º – BOLTON (BANGU – RJ)
10º – CLAUDIO PINHO (GRAJAÚ TÊNIS – RJ)