NÃO BASTA SER PAI, TEM QUE PARTICIPAR
Quem já teve o privilégio de ser pai, sabe muito bem que suas conquistas nos trazem grandes alegrias. Não são as nossas, mas, de certa maneira, é como se fossem. Muitas vezes os filhos não conseguem repetir o mesmo êxito no esporte que os pais tiveram. Pelé, Cruyff, Ronaldinho Gaúcho e Zico tiveram filhos que praticaram o futebolde forma profissional, mas sem o mesmo brilhantismo dos progenitores. Em outros casos, os filhos superam os pais, como no caso do mesmo Pelé em relação ao Dondinho, Djalminha com Djalma Dias, Diego Forlán com Pablo Forlán, os Haaland ou até mesmo os Neymar.
Todos os pais sentem um imenso prazer ao ver seus filhos triunfar, notadamente se praticam o mesmo esporte. Há um certo orgulho em dizer que eles nos superaram. Nesse ano de 2025 tivemos três atletas da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro que se sagraram campeões brasileiros individuais que também têm pais federados pela nossa entidade, todos pelo mesmo clube, como era de se esperar.
Igor Gomes é filho de Marcos Damázio, figura proemintente na regra 3 Toques, tendo sido vice-presidente da regra na Fefumerj e Diretor na Confederação Brasileira de Futebol de Mesa. Neste Igor Gomes ano foi campeão brasileiro individual. Ambos atuam pelo Clube de Regatas Flamengo.
Arthur Krüger e seu pai Flavio Krüger são filiados pela AAL Fumesa. Flávio é um daqueles botonistas que praticam diversas regras e, em 2025, Arthur conquistou o bicampeonato brasileiro Sub 18 da regra Dadinho, além de se tornar beneficiário de uma bolsa-atleta fornecida pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, o primeiro, esparamos, de muitos.
João José — o JJ — e Gianluca são federados pelo Fluminense. Em 2025 Gianluca tornou-se o campeão brasileiro da regra Dadinho mais jovem da história, com apenas 18 anos. Gianluca herdou do pai, além do talento nas mesas, a paixão pela regra Dadinho e pelo Tricolor das Laranjeiras.
Como dizia uma propaganda antiga, “não basta ser pai, tem que participar”, ou seja, ir mais além da figura de provedor e ter envolvimento ativo e presente na vida dos filhos, inclusive no campo esportivo. Damázio, Flávio e João José cumpriram, à risca, esse papel. Parabéns aos pais e aos filhos vitoriosos.
Texto: José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação | FEFUMERJ




