TAÇA RIO 2025 ADULTO PROMETE EQUILÍBRIO E EMOÇÃO NESTE SÁBADO NA REGRA 12 TOQUES
A disputa pelo título estadual por equipes de futebol de mesa, categoria Adulto, Regra 12 Toques, segue em ritmo eletrizante. Neste sábado, dia 4 de outubro, será realizada a Taça Rio, correspondente ao 2º turno do Campeonato Estadual Interclubes, e que promete jogos de alto nível e muito equilíbrio.
A novidade deste ano é o formato cinco contra cinco: cinco atletas de cada equipe se enfrentam em cinco rodadas. Em cada partida individual, a vitória soma três pontos ao time, o empate vale um e a derrota não pontua. A pontuação total de cada confronto é a soma dos resultados dessas cinco rodadas.
Diferentemente do primeiro turno, o Flamengo não se inscreveu na competição, e a disputa será em formato de quadrangular, com a participação de Vasco da Gama, Botafogo, America e Friburguense.
O Vasco da Gama venceu a Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual, realizado nos dias 7 e 8 de junho, na sede do Botafogo Futmesa, no Centro do Rio de Janeiro. Agora, o cruzmaltino tem a chance de conquistar novamente a Taça Rio e, com isso, garantir o título estadual por antecipação, alcançando assim o tetracampeonato consecutivo na categoria Adulto. Lembrando que o time de São Januário venceu no último sábado o Estadual por equipes da categoria master, para jogadores com mais de 48 anos.
Por outro lado, caso outra equipe conquiste a Taça Rio, a decisão do campeonato ficará para a finalíssima marcada para o dia 30 de novembro, na sede do clube que tiver a melhor campanha no somatório dos dois turnos.
O Estadual por Equipes da categoria Adulto é uma das competições mais tradicionais do calendário da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ). O Vasco da Gama lidera o ranking histórico com 11 títulos, seguido pelo America, com seis conquistas. O Friburguense também já levantou a taça duas vezes, assim como o Ginástico Desportivo, que atualmente não está mais federado.
A expectativa é de mais um fim de semana de grandes confrontos, rivalidade histórica e muita técnica nas mesas do futebol de botão.
Texto: Igor Monteiro | Vice-presidente 12 Toques | FEFUMERJ

