LÉO BENTO (FLAMENGO) FATURA A 6ª ETAPA INDIVIDUAL DE DADINHO RETRÔ DE 2025
Domingo, 03 de agosto de 2025. Enquanto muitos cariocas corriam o Desafio da Ponte Rio-Niterói, setenta e um botonistas se reuniram na sede do Botafogo Futebol de Mesa, na rua do Riachuelo, às 9 horas, para a realização da sexta etapa do Campeonato Estadual de Dadinho Retrô, organizado pela FEFUMERJ. Pela fórmula da competição, esta etapa, a última da fase classificatória, é decisiva, pois os resultados decidirão a posição definitiva dos atletas no ranking anual do torneio. Assim, ela definirá os 24 competidores classificados para a Série Ouro e os 24 classificados para a Série Prata da etapa do campeonato, que será realizada no dia 08 de novembro.
Primeira Fase
Nesta primeira etapa, tivemos um grande domínio dos atletas do Fluminense – Ângelo Maia, Bruno Sodré, Nine, Paulo Quartarone (melhor ataque, com 27 gols) e Luciano, atletas tricolores, foram os líderes de cinco dentre dez grupos do torneio. Entretanto, coube a Carlos Belga, do Flamengo, a melhor campanha desta fase inicial, com seis vitórias e 100% de aproveitamento. Vitor Luzes (América), Florez (São Cristóvão), Synistro (Afocen) e Alexandre Rebelo (ABR) também brilharam e venceram seus respetivos grupos.
Dezesseis Avos de Final
A primeira eliminatória, desta vez, colocou bastante dificuldade para aqueles que foram os melhores classificados da primeira fase. De 16 confrontos realizados, 8 atletas conseguiram reverter a vantagem do empate dos favoritos, e avançaram na competição. Destaque para a vitória de Minduba (Grajaú Tênis) por 5×2 sobre Belga, eliminando o craque do Flamengo, sempre forte candidato ao título do torneio.
Oitavas de Final
Vice-campeão da 5ª etapa do Estadual, Vitor Luzes, deixou o torneio ao perder por 4×2 para Franklin (Humaitá), que assim avança para as quartas de final junto a Ângelo, Nine, Quartarone, Synistro, Monstro (Friburguense), Léo Bento (Flamengo) e Vinicius Esteves (Friburguense).
Quartas de Final
Nas quartas, Ângelo e Nine vencem por 3×2, respectivamente, Franklin e Vinicius, e colocam o Fluminense nas semifinais. Synistro, num confronto bastante disputado e de muitos gols, despacha Monstro por 5×4, e se classifica pra pegar Nine nas semifinais. Já Léo Bento derruba Quartarone, grande campeão de 3 etapas deste ano, vencendo pelo placar de 4×3. Foi emoção até o fim, com Léo marcando o gol decisivo no apagar das luzes, no último lance do jogo, numa partida em que o empate classificaria o adversário tricolor.
Semifinais
Nas semifinais, temos Ângelo x Leo Bento e Nine x Synistro, prenúncio de campeão inédito nesta 6ª etapa do Estadual. Embalado, Léo Bento vence Ângelo por 2×1 e avança às finais da competição. Na outra semi final, Nine domina a primeira etapa, e vira para o segundo tempo com o placar de 3×1. Entretanto, Synistro protagoniza uma reação fantástica, toma conta da segunda metade do jogo e vira a partida para 4×3. Está definida a final entre Flamengo e Afocen.
Final
Léo Bento (Flamengo) x Synistro (Afocen)
Como ocorrera na 5ª Etapa do Estadual, novamente temos um confronto entre um atleta adepto da bainha 11º (Léo Bento) e um atleta entusiasta da bainha aberta e dos botões antigos (Synistro). A final começa com Léo Bento vencendo, e seguimos pro segundo tempo com 2×1 no placar.
Na saída da segunda etapa, Synistro chuta, o goleiro de Léo rebate, e o dadinho morre no fundo das redes do adversário. Gol de goleiro, lance raro, duro golpe, 3×1, e um balde de água fria no atleta da Afocen. Mesmo assim, Synistro não se entrega, dá nova saída, marca o gol, e põe pressão no adversário – 3×2 no placar.
Entretanto, Léo devolve na mesma moeda, também aproveita a saída de bola, marca o último gol da partida e dá números finais ao confronto – 4×2!
Léo Bento, Flamengo, campeão da Sexta Etapa do Campeonato Estadual de Dadinho Retrô.
Classificação Final:
1º Léo Bento (Flamengo)
2º Synistro (Afocen)
3º Ângelo Maia (Fluminense)
4º Nine (Fluminense)
5º Vinicius Esteves (Friburguense)
6º Paulo Quartarone (Fluminense)
7º Franklin (Humaitá)
8º Monstro (Friburguense)
Texto: Fabricio Cesario Gonçalves | Diretor de Dadinho Retrô | Fefumerj