HOMENAGEADOS PELA FEFUMERJ NA EXPO FUTEBOL DE BOTÃO 2025

Julio Nogueira

Começou em 1969, com 13 anos na Associação Carioca de Futebol de Botao (ACFB), na Regra 3 Toques. Em1977 migrou para Regra 1 Toque, pela qual Jogou nas equipes da AFUMERJ, AFUMIG estando atualmente representando o Olaria.

Seus principais títulos são:
► Campeão Brasileiro em 1980 – Pelotas
► Bicampeão Brasileiro em 1990 – Rio de janeiro
► Tricampeão Brasileiro em 1991 – Vitória – Espírito Santo.
Além dos seus títulos nacionais, possui várias conquistas estaduais e regionais. Julio Nogueira é reconhecido pela sua personalidade e caráter.

Paulo Costa Filho (Paulão)

Paulão, atualmente é diretor do SUBBUTEO na FEFUMERJ, participando ativamente das Regras internacionais. Atualmente é atleta filiado pelo Vasco da Gama, mas também jogou pelo Bangu e Clube dos Aliados.

► Campeão Estadual Individual de Sectorball – 2016
► Campeão Sul-Americano de Clubes e Seleções – Regras Chapas/Sectorball/Subbuteo – 2019
► Campeão Mundial de Clubes e Seleções na Regra Chapas – 2022
► Campeão Brasileiro por Equipes nas Regras Chapas/Sectorball/Subbuteo –
► Campeão Estadual Interclubes de Pastilha – 2024

Sendo um amante do esporte, Paulão participa também das regras Dadinho, Dadinho Retrô e Pastilha.

João José Oliveira Junior (JJ)

Figura carismática do futebol de Mesa do estado do Rio de Janeiro, Joãojosé é conhecido como o rei das tabelas e da organização na parte técnica da regra Dadinho. JJ, como é cohecido no nosso meio, voltou a jogar para poder incentivar seu filho — Gianluca Tocci Oliveira (destaque na regra Dadinho) — no esporte e poder atuar junto com ele. Tendo iniciado sua trajetória como atleta federado no Bonsucesso, atualmente defende o Fluminense.

Seu envolvimento com o esporte vai além das mesas. Em 2017, ainda vinculado ao Bonsucesso, veio o convite para integrar a Diretoria Técnica da regra Dadinho, uma das vertentes mais populares do futebol de botão. Desde então, o objetivo tem sido um só: contribuir ativamente com a federação e ajudar no desenvolvimento e na valorização do esporte.

Fernando Jesus Ferreira (Nando)

Fernando Jesus Ferreira, tetracampeão estadual adulto da regra 12 Toques pelo Vasco da Gama e campeão mundial individual e por equipes na edição disputada em Portugal, no ano de 2018. Nando é tetracampeão estadual adulto (2019/2022/2023/2024) – um feito histórico que reforça sua liderança na modalidade.

Nando foi oito vezes campeão Estadual por Equipes, sendo:
► 2017-18-19-22-23-24 pelo Vasco da Gama
► 2012-13 pelo não mais federado Clube Ginástico Desportivo

Além das vitórias nas mesas, Nando desempenhou papel fundamental na diretoria da “Regra 12 Toques”, da qual está, afastado. Sempre se destacou pela sua liderança e capacidade, dentro e fora das mesas. Foi figura primordial na realização do Campeonato Brasileiro Individual 2023 da regra 12 Toques, um dos mais organizados já realizado e que passou a ser a referência para as edições seguintes dessa competição. Nando participou ativamente da negociação do espaço no Park Jacarepaguá Multiplan, na concepção da identidade visual do evento.

Ricardo Baruque

Desde de 01/03/2006, atua no segmento comercial do futebol de botão, com passagens pelos shoppings Nova América, Madureira, Tijuca e, atualmente, no Boulevard (antigo Iguatemi). É o propietário da única loja especializada na prática do esporte no Rio de Janeiro, oferecendo aos seus clientes e amigos todos os itens necessários à prática do esporte.

Após dois anos do seu início no segmento (2008), montou a Associação Rodrigo de Carvalho Baruque (ARCB), liga independente de futebol de botão que pratica a regra Dadinho. Em 2016 nasceu a arena Botão FC, espaço destinado às realização de diversas competições. Baruque é um grande incentivador do esporte e parceiro da FEFUMERJ na organização de eventos de futebol de Mesa.

Rodrigo Campos (Campito)

Rodrigo Campos, conhecido no meio do futebol de mesa como Campito, é um grande incentivador da regra Pastilha, tanto na sua cidade de residência (Nova Friburgo) como em todo o estado do Rio de Janeiro. Está filiado à Fefumej pelo Friburguense.

Atualmente exerce as funções de Diretor de Comunicação e Diretor Tesoureiro da referida regra, onde se destaca pela sua dedicação e capacidade de organização. Possui o status de ser o único diretor de regra a ter acesso a publicar matérias no site da federação. Tem no seu currículo a conquista do campeonato Estadual Individual de Pastilha em 2024, como também do campeonato por equipes no ano 2023.

Rafael Corrêa Ribeiro Marques

Rafael Marques (47 anos) é jornalista, Radialista, Técnico em Publicidade e Docente do Ensino Superior, comentarista da ESPN e professor da Unisuam.

Começou a jogar futebol de botão em 1987, nas ruas de Bonsucesso. Em 1995, começou a frequentar a liga Rex, em Vila Isabel, organização que deu início às atividades do futebol de mesa no EC Maxwell em 2001. Fez parte do conselho diretivo do futebol de mesa deste clube de 2001 a 2007. Auxiliou nos debates da unificação da regra. Federou-se em 2005, no primeiro ano da regra unificada de Dadinho. Por razões profissionais e de saúde, ficou sem jogar em caráter federado por 10 anos. Retornou em 2018 como atleta do Tijuca TC, onde ficou até o final de 2019. Foi para o River em janeiro de 2020, e assumiu o papel do Diretor Geral do futebol de mesa do clube da Piedade em agosto de 2021, posição que ocupa até hoje. Foi responsável pela mobilização das ligas amadoras que deu início à categoria Retrô na FEFUMERJ, em caráter experimental em 2023. É fundador e presidente vitalício da Associação de Botão do Redondo (ABR) em janeiro se 2015, liga amadora filiada à FEFUMERJ desde dezembro de 2024.

Como atleta, campeão brasileiro de equipes em 2024. Em caráter individual, campeão da série prata da Copa do Brasil de 2024. Na fase anterior, acumulou vários títulos na Liga Rex, Liga Berinjela, Liga Leopoldinense, além de duas “Copas do mundo” em 1998, conquistadas na regra Celotex e na Toca do Botão.

Texto: Claudio Pinho e José Carlos Cavalheiro