LIAN CARLOS VENCE A COPA JOÃO TEIXEIRA
No último sábado, 1 de outubro de 2011, realizou-se o III Campeonato Aberto de Futmesa Dadinho do América Football Club. O citado evento teve como propósito fazer uma homenagem póstuma ao João Teixeira, conhecido no metier como João Lá Vai Bola, Joãozaço ou João Balaço que, infelizmente, faleceu no início do ano numa luta contra o câncer.
Este evento inaugura uma série de ventos que a equipe rubra organizará no decorrer dos próximos 12 meses em caráter comemorativo dos 10 anos de departamento do futebol de mesa no clube da Rua Campos Sales.
A equipe do A.F.C preparou uma recepção para os 5 familiares que foram ao evento. Foi realizado um café da manhã onde todos os convidados e familiares interagiram bem, onde foram lembradas histórias do João Balaço. No entanto na cerimônia onde Antonio Vargas entregou uma placa de homenagem a família, a emoção tomou conta do local quando Caius leu o texto que redigiu e fora postado pela equipe no perfil da rede social Orkut no dia 6 de janeiro de 2011:
E lá se foi a bola !
Foi-se com um balaço de alegria, foi-se com a pura expressão de amizade.
Lá se foi o João, alegrar outras freguesias.
Nós, amigos de longa ou de curta data, ficamos meio capengas do sujeito amigo, do predicado irmão.
Mas tristes não podemos e nem ficaremos, afinal foi essa a grande lição.
Esqueçam as vitórias, empates ou derrotas. Danem-se nossas médias de gols pró e pro inferno com o maldito saldo de gols, mais que qualquer outro, João vive na alegria de jogar igual criança.
Que perseverem os neguinhos Adílios e os Delpinheiros e que Joãozaço sempre nos lembre que jogar botão é ALEGRIA !
Vai em Paz, siga a LUZ !
Depois desta cerimônia começou-se o campeonato com 3 chaves de 8, classificando-se primeiro e segundo lugares de casa grupo e os dois melhores terceiros. Houve 25 inscritos: 12 atletas de outras equipes do município do Rio de Janeiro; 12 do A.F.C e 1 atleta não federado que infelizmente não compareceu. Classificaram-se como primeiros lugares dos grupos Lian Carlos (F.F.C), Régis Martins (A.F.C), Marco Batera (River F.C). Como segundos colocados Vítor Praça (A.F.C), Ricardo Mendonça (C.R.F) e Afonso Duarte (A.F.C). Os dois melhores terceiros foram Alexandre Abreu (A.F.C) e José Alexandre (F.F.C).
Os confrontos da quartas de final foram com alto nível técnico com uma média de 6 gols por partida
Nos confrontos da semi-finais Marco Batera x Régis Martins e, no outro, Lian Carlos x Afonso Duarte que teve um nível técnico ainda mais alto com 18 gols marcados nos dois jogos.
Os atletas da casa disputaram terceiro e quarto lugares e os visitantes a final. O resultado final foi
1º Lian Carlos (FFC)
2º Marco Batera (RFC)
3º Régis Martins (AFC)
4º Afonso Duarte (AFC)
Esta é a resenha do campeonato que cumpriu o seu objetivo: homenagear uma figura folclórica; um dos maiores incentivadores do futmesa dadinho do Estado do Rio de Janeiro. Todos os participantes fizeram o seu papel, com fair play e muitos gols que, com certeza, Joãozaço teria comemorado todos juntos a nós.
A equipe de futmesa dadinho do América Football Club, por meio deste, agradece a presença de todos os participantes que fizeram do evento um sucesso. Foi uma festa do esporte!