REGULAMENTO DA COPA DO BRASIL 2017 – MODALIDADE BOLA 12 TOQUES

REGULAMENTO DA COPA DO BRASIL 2017 - MODALIDADE BOLA 12 TOQUES

Estamos divulgando o Regulamento da XV Copa do Brasil de Futebol de Mesa – Modalidade 12 Toques, a ser realizada na cidade de Porto Alegre/RS, nos dias 8 a 10 de Setembro de 2017 no Grêmio Náutico União, sede Moinhos de Vento. A organização será por conta da Diretoria 12 Toques da Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, com apoio da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).

Art. 1 – PARTICIPANTES
Poderão participar da Copa do Brasil os botonistas filiados e em situação regular junto às Federações Estaduais de Futebol de Mesa e que estejam devidamente registrados no Cadastro Nacional de Botonistas da Modalidade Bola 12 Toques.

Parágrafo Único – O botonista inscrito na competição aceita, incondicionalmente, todas as cláusulas deste
regulamento.

Art. 2 – CATEGORIAS
ADULTO – botonistas sem limitação de idade.
MASTER – botonistas com idade igual ou superior a 42 anos completados no ano da realização da competição, independentemente do mês em que tenha nascido.

Art. 3 – SÉRIES
A competição deverá ter, obrigatoriamente, as categorias e séries listadas abaixo:
1. Adulto – ouro e prata
2. Máster – ouro e prata

Art. 4 – COMPOSIÇÃO E FORMAÇÃO DOS GRUPOS
Para a formação dos grupos iniciais em cada categoria, será realizado sorteio pela direção técnica da Confederação Brasileira, dias antes da competição.
§1º – Uma vez iniciada a competição nenhum atleta poderá ser substituído por outro.
§2º – A formação dos grupos das fases seguintes obedecerá aos critérios definidos na tabela da competição.

Art. 5 – AGENDA
De acordo com a carta convite.

Art. 6 – HORÁRIOS – AUSÊNCIA E ABANDONO
O horário de início dos jogos deverá ser seguido à risca pela organização e pelos botonistas participantes.

§1º – Aos botonistas que se atrasarem para o início da primeira rodada será aplicado WO com o resultado de 3 x 0 a favor do seu adversário.
§2º – O botonista que perder as três primeiras partidas de uma fase por WO terá todos os seus jogos da fase computados como WO. Critério aplicado para o jogador que não jogou nenhuma partida na fase.
§3º – O não comparecimento de qualquer botonista para a disputa de duas partidas seguidas após o mesmo ter iniciado sua participação no torneio, será considerado abandono e os jogos restantes computados como WO. Os jogos já disputados serão considerados válidos. Critério aplicado para o jogador que começou jogando a fase mas depois abandonou a disputa.
§4º – Para o início de cada partida serão dados avisos de 3 minutos, 2 minutos e 1 minuto para o início. O aviso seguinte será o de início do jogo. Neste momento os botonistas devem estar prontos para tal.
§5º – O intervalo de jogo será de dois minutos sendo dado aviso de 1 minuto para o início. O aviso seguinte será o de início do segundo tempo. Neste momento os botonistas devem estar prontos para tal.
§6º – Os jogos não serão anunciados pela organização. É obrigação do atleta a presença na mesa designada para o seu jogo no momento em que for declarado o início da rodada. Este procedimento é obrigatório mesmo em caso de
WO.

Art. 7 – ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO
A Federação do local onde estiver sendo realizada a competição, juntamente com a CBFM, será responsável pelo fornecimento e manutenção, durante a competição, da estrutura necessária para a realização das partidas. A CBFM –
Vice-Presidencia-12 toques – será responsável pelo recebimento das listas de botonistas participantes de cada Federação, definição e remanejamento de vagas existentes na competição, composição das series, sorteio dos grupos, montagem das tabelas dos jogos e súmulas. À Federação local cabe a responsabilidade pelo fornecimento das bolas de jogo, cronômetro, indicação de Representantes Oficiais, premiação e eventuais esclarecimentos nos dias de jogos.

Art. 8 – PREMIAÇÃO
A premiação mínima, obrigatória, deverá ser composta de troféu para os quatro primeiros colocados de cada categoria / série e medalhas para os classificados de quinto a oitavo.

Art. 9 – PONTUAÇÃO
A vitória em cada partida terá valor de 3 (três) pontos, o empate 1 (um) ponto para cada botonista e a derrota não pontuará. A partida que tiver como resultado W x O, contará 3 (três) pontos para o botonista presente, com placar numérico de 3 x 0. Se os dois botonistas relacionados para a realização da partida não se apresentarem, o resultado será WO x WO e não haverá marcação de pontos para nenhum dos participante .

Art. 10 – CRITÉRIOS DE DESEMPATE
1) Maior número de pontos ganhos na fase;
2) Maior saldo de gols na fase;
3) Maior número de gols marcados na fase;
4) Maior número de vitórias na fase;
5) Sorteio.

Art. 11 – SÚMULAS DAS PARTIDAS
As súmulas das partidas deverão ser preenchidas pelos botonistas e, ao término do jogo, o resultado deve ser anotado e a súmula rubricada pelos dois botonistas.

Parágrafo Único – As súmulas deverão ficar na mesa de jogo após o término da partida e serão recolhidas por monitores designados pela organização da competição.

Art. 12 – CONFERÊNCIA DOS RESULTADOS
Cada atleta deverá anotar seus resultados e saldos de gols para controle e conferência com os resultados anotados e divulgados pela organização. Uma vez iniciada uma fase da competição não serão aceitos recursos sobre os resultados as fases anteriores.

Art. 13 – JUIZES
As partidas serão jogadas sem juiz. Qualquer jogador poderá solicitar arbitragem em alguma partida sua, se assim julgar necessário. O Representante da CBFM no Campeonato poderá escalar qualquer dos inscritos ou algum botonista presente que se colocar à disposição. O botonista que se recusar a disputar a partida para a qual foi designado um juiz terá o mesmo tratamento dado no item ABANDONO.

Art. 14 – MATERIAL DE JOGO
Cabe a cada botonista a responsabilidade por manter o seu material de jogo dentro das especificações da regra. Fatos denunciados para a organização da competição serão avaliados pela Comissão Disciplinar.

Art. 15 – SEMELHANÇA DE TIMES
No caso da disputa de partida entre botonistas que se apresentarem com times semelhantes, impossibilitando a sua normal realização e não havendo acordo para substituição de um dos times, o impasse deverá ser solucionado por sorteio efetuado pelo Representante Oficial da CBFM ou da federação organizadora.

Art. 16 – ÁREA DE COMPETIÇÃO
Devem permanecer na área de competição apenas os jogadores que estiverem disputando as partidas naquele momento. Os assistentes devem ficar na área estabelecida para tal pela organização.

Art. 17 – UNIFORMES
Será obrigatório o uso de camisas iguais bem como de calças ou bermudas da mesma cor por todos os atletas de um mesmo clube;

§1º – em cada turno (manhã ou tarde) de competição todos os jogadores da equipe/categoria deverão estar vestindo a mesma camisa do uniforme e bermuda ou calça da mesma cor. Para melhor entendimento do conceito de “mesma cor”, por exemplo: azul, azul claro e azul escuro, são consideradas cores diferentes. Calças ou bermudas do tipo “jeans” de cores diferentes também são consideradas diferentes;
§2º – é obrigatório o uso de uniforme completo do clube durante a disputa da competição e também durante a premiação;
§3º – não será permitido o uso de camisa sem mangas e chinelos salvo em caso de necessidade médica comprovada;
§4º – o uniforme deverá ser igual para os atletas do mesmo clube e mesma categoria. (a categoria adulto de um clube pode usar um modelo de uniforme e a categoria master do mesmo clube pode usar um outro modelo de uniforme)
§5º – os atletas não poderão disputar a competição com a camisa do evento nem com a camisa da sua federação;
§6º – em caso de divergência, a Comissão Disciplinar criada para o evento decidirá se o atleta está uniformizado de forma adequada autorizando ou não sua participação na competição;
§7º -salvo por determinação médica ou de saúde comprovada, é vedado a um atleta participar de uma competição descalço ou com sandálias ou chinelos.

Art. 18 – LIVRO DE OCORRÊNCIAS
Durante a realização da competição um LIVRO DE OCORRÊNCIAS estará disponível para que os representantes de clubes relatem quaisquer fatos que julgarem pertinentes.

§1º – Este livro será o documento oficial que a organização utilizará para tomar as providências necessárias.
§2º – Os registros no LIVRO DE OCORRÊNCIAS poderão ser feitos somente pelos representantes de clubes, pelos representantes das federações, pelo representante da CBFM e pela organização da competição.

Art. 19 – COMISSÃO DISCIPLINAR
Será composta por 1 (um) representante de cada federação participante da competição. Tal comissão resolverá todos os possíveis problemas que porventura possam ocorrer, bem como eventuais casos não previstos no regulamento da competição e será sempre soberana em suas decisões.

§1º – Para avaliação e julgamento dos problemas identificados será usado o Código Disciplinar vigente no dia do início da competição.
§2º – Todos os botonistas inscritos na competição aceitam, incondicionalmente, todas as cláusulas do Código Disciplinar vigente bem como as decisões da Comissão Disciplinar da competição.
§3º – Junto com a inscrição dos seus atletas cada federação deverá enviar o nome de duas pessoas (titular e suplente) do seu estado, botonistas inscritos na competição ou não, para representá-la na Comissão Disciplinar sempre que for necessária sua intervenção. Em função do tema abordado é sugerida a indicação de advogados ficando facultada, entretanto, a indicação de pessoas, maiores de 18 anos, com qualquer formação profissional.

Art. 20 – CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este regulamento que, porventura, puderem vir a prejudicar o andamento do evento, deverão ser resolvidos pela Comissão Disciplinar.

ANEXO I – ESTRUTURA DO CAMPEONATO
Adulto e Master

Fase 1 – 32 participantes
4 Grupos com 8 atletas cada
Sorteio dirigido com utilização de cabeças de chave

Fase 2 – 32 particantes
16 Ouro – pontos corridos Os 4 melhores de cada grupo
16 Prata – pontos corridos Classificados de 5º a 8º de cada grupo

Fonte: Jorge Farah | Vice presidente Bola 12 Toques | CBFM