O PORQUÊ DA AUSÊNCIA DO FUTEBOL DE MESA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2020

O PORQUÊ DA AUSÊNCIA DO FUTEBOL DE MESA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2020

De acordo com a Carta Olímpica, um esporte só pode participar dos Jogos se este, após ser recomendado três anos antes da próxima competição, obtiver um maior número de votos na Sessão da Comitê Olímpico Internacional (COI). Porém, para que a inclusão da modalidade seja aprovada, o Comitê considera diversos critérios. Listamos os mais recentes deles, que serão analisados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020:

01) Atratividade do esporte para os veículos de comunicação.
02) Relação que o esporte possui com o país sede da competição (por exemplo, há uma grande possibilidade de Tóquio 2020 ter a participação do beisebol e do softbol, por ser muito popular no Japão).
03) Valor que o esporte acrescenta para a população.
04) Interesse que o esporte desperta na mídia e no público em geral.
05) Apelo da juventude.
06) Igualdade de gênero.
07) Mínimo impacto do esporte sob a infraestrutura da competição e a complexidade dos custos operacionais.
08) O esporte precisa ser regido por uma Federação Internacional (que é o núcleo de cada modalidade, como a aquática por exemplo, que rege todos os esportes praticados na água).
09) O esporte deve ser praticado na maioria dos países do mundo.
10) O esporte deve seguir as regras do Código Mundial Anti-Doping, e respeitar a Carta Olímpica.

Além disso, para evitar um número gigantesco de modalidades e consequentemente de atletas – inviabilizando a organização dos Jogos -, a COI estabelece uma hierarquia de esportes, disciplinas e eventos.

Diante dessas considerações, todos nos perguntamos o porquê do futsal não ser considerado um esporte olímpico. A resposta é: política. Por trás de todo o critério e burocracia, os negócios impedem que um esporte praticado quase no mundo todo esteja presente na competição. Isso porque a COI só aceita a inclusão do futsal, caso as seleções principais disputem o futebol de campo nas Olimpíadas – o que hoje não acontece por determinação da Federação Internacional de Futebol (FIFA), que autorizou a participação de apenas três atletas acima de 23 anos nos Jogos, com o objetivo de não ofuscar a Copa do Mundo.

Já com o futmesa, infelizmente, não cumprimos a maioria dos critérios acima listados.

Após a determinação das novas regras regidas pela Comissão em julho de 2007, Golfe e Rugby retornaram para as Olimpíadas Rio 2016, totalizando 42 modalidades olímpicas para esta edição, que são:

Atletismo; Badminton; Basquetebol; Boxe; Canoagem (canoagem slalom e canoagem velocidade); Ciclismo (ciclismo BMX, ciclismo de estrada, ciclismo de pista e ciclismo montain bike); Esgrima; Futebol; Ginástica (ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim); Golfe; Handebol; Levantamento de Peso (Halterofilismo); Hipismo (hipismo adestramento, hipismo CCE e hipismo salto); Hóquei sobre grama; Judô; Luta Olímpica (estilo livre e luta greco-romana); Maratonas aquáticas; Natação; Nado Sincronizado; Saltos Ornamentais; Pólo Aquático; Pentatlo Moderno; Remo; Rugby; Taekwondo; Tiro com arco; Tiro Esportivo; Tênis; Tênis de Mesa; Triatlo; Vela; Voleibol; e Vôlei de Praia.

Observação: Essa matéria foi redigida antes da pandemia do coronavírus

Reprodução: http://torcedores.com