NOVA FRIBURGO F.C. E SESC: UNIDOS PELO FUTEBOL DE MESA

SESC Nova Friburgo 2015No último domingo 11 de janeiro de 2015, no SESC de Nova Friburgo, pude presenciar grandes momentos além de fazer uma viagem no tempo. Tempo este, onde as brincadeiras não eram em sua esmagadora maioria proporcionadas por computadores, vídeo games, tablets e celulares. Numa parceria entre a equipe de futebol de mesa do Nova Friburgo Futebol Clube (NFFC) e o Serviço Social do Comércio (SESC) de Nova Friburgo, crianças e adultos puderam praticar um esporte que fez parte da infância de muitos pais presentes.

A oficina de futebol de mesa tem como objetivo, além de trazer uma opção saudável de atividade esportiva, despertar o gosto por uma prática que nos dias de hoje ficou só na lembrança da infância de muitos adultos. Ver pais e filhos jogando juntos, comemorando juntos foi sem dúvida o ponto alto desde evento. Um universo sem limites para o exercício da imaginação, com momentos que só o futebol de mesa pode proporcionar, em confrontos impensáveis, como, por exemplo, Manchester United e Guarani de Campinas. O futebol de mesa proporciona uma viagem pelo mundo do futebol, revivendo a emoção dos grandes jogos e nos tornando técnicos, nem que seja por alguns minutos.

SESC Nova Friburgo 2015A oficina que teve a duração de quatro horas, deu aos seus participantes noções básicas das técnicas e das regras usadas neste esporte. Passaram neste período cerca de sessenta pessoas que assistiram e arriscaram umas palhetadas, tudo com muito bom humor e cooperação.

A avaliação final foi positiva por parte dos envolvidos na organização do evento e de seus participantes. Os pais que participaram da oficina cogitaram em comprar mesas e times para praticarem em casa com seus filhos, e deixaram seus contatos para serem avisados do próximo evento, que já tem data marcada, dia 8 de fevereiro. Tenho certeza que muitos irão retornar para essa nova viagem no tempo.

Esta é uma bela parceria que se inicia, e tem tudo para dar certo. NFFC e SESC: Unidos pelo futebol de mesa.

Texto: Fabrício Lima