MUNDIAL DE FUTEBOL DE MESA 2018 – BRASIL DOMINA NA BOLA 12 TOQUES E A HUNGRIA NO SECTORBALL

MUNDIAL DE FUTEBOL DE MESA 2018 - BRASIL DOMINA NA BOLA 12 TOQUES E A HUNGRIA NO SECTORBALLFoi realizado no período de 15 até 18 de Novembro no Estádio do Restelo em Lisboa – Portugal o Mundial de Futebol de Mesa das modalidades Bola 12 Toques e Sectorball.

Nesta edição do mundial tivemos a participação de atletas do Brasil, Espanha, Hungria, Itália, Japão, Polônia, Portugal e Romênia,

A competição teve início no dia 15 com destaque para a final do Mundial Interclubes da modalidade Sectorball. O Testvériseg SE (Hungria) conquistou o tricampeonato ao vencer o CR Vasco da Gama (Brasil) pelo placar de 22-10. Na mesma data, Vasco (Brasil) e Palmeiras (Brasil) conseguiram vencer as equipes do Debreceni (Hungria) e Belenenses (Portugal), confira os placares:

1ª rodada:
Vasco 30×15 Belenenses
Palmeiras 42×6 Debreceni

2ª Rodada:
Vasco 37×10 Debreceni
Palmeiras 30x 15 Belenenses

Testerversig SE - Tricampeão Mundial Interclubes em 2018
Testerversig SE – Tricampeão Mundial Interclubes da modalidade Sectorball 
Drebecen Team
Drebecen Team

No segundo dia de competições tivemos no Sectorball a disputa do Mundial de duplas, vencido pela dupla húngara formada por Viktor Lukács & Tamás Szatmári. Kondor G. & János Koczor terminaram na 2ª colocação e a dupla romena formada por Moldovan & Valics Lehel fechou o pódio na terceira colocação.

Pódio da competição de Duplas da modalidade Sectorball - Mundial 2018
Pódio da competição de Duplas da modalidade Sectorball

A Seleção da Hungria recuperou seu título de campeã mundial após sua hegemonia nessa competição ter sido quebrada pela Romênia no mundial de 201. Os húngaros possuiam seis títulos em sequência e agora acumulam sete títulos por equipes.

Hungria – Heptacampeã Mundial de Seleções da modalidade Sectorball em 2018
Hungria – Heptacampeã Mundial de Seleções da modalidade Sectorball

Na modalidade Bola 12 Toques Nando Ferreira (Brasil) conquistou o título mundial na categoria individual ao derrotar o também cruz-maltino Ednilson Gaffo (Brasil) na grande final. Perroti (Itália) terminou na 3ª colocação e, completando o pódio, Tadeu Sanchiz (Brasil) ficou em 4º lugar.

Pódio da competição de Individual da modalidade Bola 12 Toques – Mundial 2018
Pódio da competição de Individual da modalidade Bola 12 Toques

Na Copa Lisboa, competição para os atletas eliminados na fase classificatória do campeonato individual da modalidade Bola 12 Toques, o pódio foi totalmente brasileiro com Igor Quintaes em 1º lugar, seguido por Dentinho e Paulo Michilin, respectivamente, 2º e 3º colocados.

Pódio da Copa Lisboa da modalidade Bola 12 Toques – Mundial 2018
Pódio da Copa Lisboa da modalidade Bola 12 Toques

Ainda no dia 16 tivemos a definição do Mundial Interclubes da modalidade 12 Toques, com o CR Vasco da Gama conquistando seu segundo título mundial ao empatar com a SE Palmeiras pelo placar de 21×21 e ficar com o título no saldo de gols do confronto. Na disputa pela terceira colocação tivemos a vitória da equipe anfitriã pelo placar de 29 x 14 contra os húngaros do Debreceni.

Vasco da Gama – Bicampeão Mundial Interclubes da modalidade Bola 12 Toques em 2018
Vasco da Gama – Bicampeão Mundial Interclubes da modalidade Bola 12 Toques

No terceiro dia de competição tivemos a disputa do Mundial individual da modalidade Sectorball, Viktor Lukács (Hungria) se sagrou campeão ao derrotar János Koczor (Hungria) na final. Oláh Tomasz (Hungria) fechou o pódio na terceira colocação.

No último dia de competição tivemos o Mundial de seleções da modalidade Bola 12 Toques. O Brasil chegou ao Tetra Mundial com uma campanha invicta, a Hungria terminou na 2ª colocação e a Romênia completou o pódio na terceira colocação, confira os resultados:

1ª Rodada:
Brasil 3 x 1 Portugal
Hungria 2 x 1 Romênia

2ª Rodada:
Brasil 4 x 0 Romênia
Hungria 3 x 1 Portugal

Disputa de 3º Lugar:
Romênia 2 x 1 Portugal

Final:
Brasil 4 x 0 Hungria
Brasil 2 x 0 Hungria (agregado) Brasil 6 x 0 Hungria
* Final disputada em 2 (duas) rodadas.

Brasil - Tetracampeão Mundial de Seleções da modalidade Bola 12 Toques em 2018
Brasil – Tetracampeão Mundial de Seleções da modalidade Bola 12 Toques

Nota: Em paralelo a disputa do Mundial, tivemos a disputa do Torneio dos Descobrimentos, com a presença das equipes do Belenenses, Palmeiras e Vasco. O título ficou com a equipe portuguesa de forma invicta. O Vasco da Gama ficou na 2ª colocação e o Palmeiras com o 3º lugar. Tivemos ainda a disputa da Taça Atlântico entre as seleções do Brasil e Portugal, com o selecionado português se sagrando campeão.

Belenenses - Campeão do Torneio dos Descubrimentos na modalidade Subbuteo
Belenenses – Campeão do Torneio dos Descubrimentos na modalidade Subbuteo

Texto: Marcelo Lages Ramalhete