LIGA METAL DE FUTMESA 2014

Liga Metal 2014 - 3ª EtapaO sábado, 25 de outubro de 2014, entrou para a galeria daqueles dias inesquecíveis para quem fez parte do encerramento da 3ª e ultima etapa da Liga Metal de Futmesa, edição 2014!

Dos 12 inscritos, 10 atletas compareceram ao Estádio de Moça Bonita para representarem suas bandas favoritas e confraternizar o amor pelo Rock N’Roll e o Futebol de Mesa. Na briga pelo título, Iron Maiden e Black Sabbath, ou Marcelo Lages e Marcelo Coutinho, respectivamente.

Com o Rock rolando solto e no talo, a Pastilha deslizou na primeira fase, com os participantes divididos em quatro grupos. Os 3 primeiros do “Ranking Metálico” (além de Iron e Sabbath, o Metallica de Felipe Godinho) avançaram em primeiro lugar em seus grupos. O Slayer de Fábio Monteiro completou o quarteto dos líderes da primeira fase. Completaram ainda os classificados Nirvana (Daniel Coutinho), Ira! (Pablo Cardoso), Black Label Society (Tadeu Godinho) e Beatles (Roger Azevedo). Não alcançaram classificação o Oficina G3 de Rodrigo Fialho e o Steppenwolf de Domingos Carneiro, além dos ausentes Deep Purple de Dario Lourenço Jr e Guns N’Roses de Carlos “Bad” Renato.

Campeão da primeira etapa, em fevereiro, e vice na segunda, em junho, o Iron Maiden de Marcelo Lages dependia apenas de uma vitória nas quartas-de-finais para garantir o titulo da Liga Metal. Ao Black Sabbath de Marcelo Coutinho restava ser campeão da terceira etapa e secar o Iron nas quartas.

Após a tradicional visita e a pausa para as fotos com o eterno ídolo banguense Marinho, considerado pelos botonistas do Bangu Futmesa o “padrinho” da equipe e sempre presente aos eventos do grupo, os confrontos das quartas ficaram assim: o Slayer venceu os Beatles por 1 a 0 e o Black Label Society ganhou o Metallica por 2 a 1. O Black Sabbath fez sua parte e venceu o Nirvana por 2 a 1. O Iron Maiden enfrentaria o Ira!, no jogo que valia o título, que acabou sendo coroado em uma goleada de Stevie Harris e companhia por 10 a 2. Iron Maiden (Marcelo Lages): primeiro campeão da Liga Metal de Futmesa!

Mas a 3ª etapa ainda continuaria com as semifinais, e mais uma vez a lógica de quem estava na frente do Ranking prevaleceu, com o Black Sabbath vencendo o Slayer por 2 a 0, enquanto o Iron Maiden fez 4 a 2 no Black Label Society.

Na decisão do terceiro lugar, vitória do Slayer por 4 a 2 sobre o Black Label Society. Na grande final, campeão e vice da Liga Metal mais uma vez frente a frente. Em uma partida festiva e disputada em um clima bastante relaxado, o Iron Maiden venceu por 5 a 1, alcançando a sua primeira vitória no ano sobre o Black Sabbath e vencendo a ultima etapa.

E o melhor ainda estava por vir! Terminada a competição, era a hora de comemorar o sucesso da Liga Metal, que começou despretensiosamente de um bate-papo entre amigos, e chegou ao final da sua primeira temporada absolutamente como um grande e inovador evento dentro do cenário do Futmesa do Rio de Janeiro. E com direito a show… Aliás, que show!

A Emmet Brown tornou-se a primeira banda de Rock a apresentar-se ao vivo dentro do Estádio de Moça Bonita, e não poderia ter sido melhor! Com um set list voltado para o Classic Rock, a banda da Zona Oeste fez bonito e deixou os presentes vibrando e curtindo muito o bom e velho Rock N’Roll (veja, ao final da matéria, o vídeo na íntegra da banda interpretando o clássico “Born To Be Wild”, do Steppenwolf)!

Paralela ao show, foi feita a premiação para todos os atletas presentes: os oito primeiros no “Ranking Metálico” ganharam troféus e todos os demais participantes receberam medalhas. A Emmet Brown também foi lembrada, e saiu homenageada com um troféu especial de agradecimento, concedido pela organização.

Com gosto de quero mais e clima de total confraternização, assim terminou a Liga Metal 2014, uma competição criada, organizada e patrocinada inteiramente pelo Departamento de Futebol de Mesa do Bangu Atlético Clube, que veio para ficar e que certamente fará ainda mais sucesso em suas próximas edições, aliando essas duas paixões que se fazem presentes no nosso dia a dia (veja, ao final da matéria, o álbum completo das fotos do evento, disponibilizado no Facebook).

Long Live Rock n’ Roll! Long Live Table Football!
Liga Metal de Futmesa – Modalidade Pastilha

Classificação final do “Ranking Metálico” de 2014:
01º Iron Maiden (Marcelo Lages – Vasco da Gama) – 2.342 pontos
02º Black Sabbath (Marcelo Coutinho – Bangu) – 2.092 pontos
03º Metallica (Felipe Godinho – Bangu) – 1.802 pontos
04º Oficina G3 (Rodrigo Fialho – Bangu) – 1.642 pontos
05º Slayer (Fabio Monteiro – Vasco da Gama) – 1.348 pontos
06º Nirvana (Daniel Coutinho – Bangu) – 1.078 pontos
07º Steppenwolf (Domingos Carneiro – Bangu) – 1.068 pontos
08º Catedral (Lauro Couto – Bangu) – 804 pontos
09º Led Zeppelin (Josil Mendes – Vasco da Gama) – 624 pontos
10º Black Label Society (Tadeu Godinho – Bangu) – 624 pontos
11º Ira! (Pablo Cesar – Bangu) – 554 pontos
12º Beatles (Roger Azevedo – Bangu) – 534 pontos
13º Ramones (Antonio Costa – São Gonçalo) – 524 pontos
14º Deep Purple (Dario Lourenço Jr – Vasco da Gama) – 514 pontos
15º Kiss (Rafael Vinicius – Bangu) – 0 ponto
16º Guns N’ Roses (Carlos Renato – Vasco da Gama) – (-) 60 pontos

Texto: Felipe Godinho.
Crédito das fotos: Participantes da Liga Metal.

Maiores informações: www.bangu.aprofume.com.br
‪#‎bangu‬ ‪#‎futmesa‬ ‪#‎pastilha‬ ‪#‎ligametal‬