JEFERSON GENTA (SP) E ARMANDO AMENDOLA (RJ) FORAM OS VENCEDORES DA COPA DO BRASIL 2015

JEFERSON GENTA (SP) E ARMANDO AMENDOLA (RJ) FORAM OS VENCEDORES DA COPA DO BRASIL 2015

A cidade de São Paulo foi palco, neste fim de semana com feriado prolongado (05, 06 e 07 de setembro de 2015), da Copa do Brasil de futebol de mesa, na modalidade Bola 12 Toques. O campeonato ocorreu no Clube Ipê e contou com 32 atletas másteres e 64 adultos, de vários estados diferentes, desde Amazonas, que enviou atletas pela primeira vez, até o Rio Grande do Sul. Sagraram-se campeões os atletas Jeferson da Sociedade Esportiva Palmeiras de São Paulo na categoria adulto, Armando do América Futebol Clube do Rio de Janeiro na categoria máster.

O Rio de Janeiro levou a melhor na principal divisão entre os másteres. Armando Amendola (America FC), atual campeão estadual acabou com a hegemonia do atleta de Alagoas, Joaquim (Carcará FM), vencedor das duas últimas edições. Em 3º lugar ficou Henrique (SC Corinthians Paulista), semifinalista do último campeonato brasileiro que ocorreu aqui no Rio de Janeiro. Vale ressaltar o grau de dificuldade desta categoria, visto que entre os oitos primeiros colocados estão presentes dois campeões brasileiros, inclusive o campeão de 2015, Edson Sírio (SP).

Entre os adultos, Vinícius (Friburguense AC) foi o campeão da série Prata. Não é de hoje que o atleta de Nova Friburgo vem demonstrando um exuberante jogo. Ele foi Campeão Brasileiro sub 18 este ano aqui no Rio de Janeiro. Na série Extra, a vitória foi de mais um atleta de Nova Friburgo, Marcus Vinícius (Friburguense AC). Convocado para a seleção brasileira de futmesa, Marcus Vinícius ira para Hungria junto com a delegação brasileira para tentar manter a hegemonia na modalidade 12 toques no Campeonato Mundial de Futmesa. Em 2011, no Rio de Janeiro, o Brasil foi campeão por equipes e individual.

E além de Marcus Vinícius, na série Extra, tivemos a presença entre os oitos premiados, Daniel Couto (Clube Ginástico Desportivo). Atleta sub 15, mas que disputa aqui no Rio de Janeiro a categoria adulto, vem jogando de igual para igual com seus adversários, bem mais velhos e adquirindo experiência para brilhar nos campeonatos futuros.

Confira a classificação final das duas principais divisões das duas categorias:

Adulto
1º Jeferson – SP
2º Rodrigo Ribeiro – SP
3º Justa – SP
4º Elds – PR
5º Marcio – SP
6º Lê – SP
7º Barricelli – SP
8º Faro – PR

Máster
1º Armando – RJ
2º Joaquim – AL
3º Leandrim – SP
4º Henrique – SP
5º Erismar – SP
7º Alencar – SP
8º Mura – SP

Apesar da boa atuação dos atletas do Rio de Janeiro, os pódios das primeiras divisões das duas principais categorias foi amplamente dominado pelos atletas paulistas. Na categoria adulto os seis dos principais de colocados foram de São Paulo. Já na categoria máster, do terceiro ao oitavo lugar todos os atletas foram paulistas.

Parabéns aos atletas que representaram o Rio de Janeiro e ao atleta Armando Amendola pelo título, mostrando a força dos nossos atletas másteres.

Texto: Fred Martins (www.noticiaurbana.com) e José Carlos Cavalheiro
Fotos: Confederação Brasileira de Futebol de Mesa