FUTEBOL DE MESA NA RÁDIO BRADESCO ESPORTES FM

Papo de EsporteOs atletas Igor Monteiro (Vasco da Gama), Moacir Henze (America), Reynaldo Antunes (Fluminense) e Sérgio Castro (Flamengo) foram os entrevistados de ontem do programa Papo de Esporte, na rádio Bradesco Esportes 91,1 FM, apresentado por Alexey Carvalho, ex-jogador de basquete.

Por duas horas, os atletas da modalidade 12 toques contaram sobre a organização do futebol de mesa no Rio de Janeiro, seu passado e projeções para o futuro, além de explicar as regras oficiais.

Alexey Carvalho falou sobre as leis de incentivo ao esporte, como a Lei Rouanet e dos projetos que podem ser feitos e de que ainda o futmesa não realiza. Reynaldo Antunes disse que o futebol de mesa do Rio chegou ao nível máximo de organização em uma gestão amadora. E de que precisa de profissionalização para chegar a patamares maiores. “O caminho é esse.”, afirmou Reynaldo sobre as indagações de Alexey.

Papo de Esporte Janeiro 2015Moacir salientou de que falta tempo para coincidir as atividades profissionais dos atletas para que haja uma pessoa responsável e capacitada para tocar esses projetos à frente. Igor reforçou a ideia: “Nós temos as nossas atividades profissionais e somos ao mesmo tempo atletas, representantes junto aos nossos clubes e também na federação. São muitas atividades ao mesmo tempo.”

Sérgio Castro citou a biografia do atleta Guga do tênis, na qual fala sobre jogos oficiais da modalidade que não possuem arbitragem e fez uma analogia ao futebol de mesa da modalidade Bola 12 Toques que funciona nestes moldes.

Papo de Esporte Janeiro 2015Os quatro atletas também falaram sobre os outros clubes do Rio de Janeiro que praticam a modalidade, citando o Ginástico Desportivo, Goytacaz, Friburguense, Petropolitano e o Clube dos 500 e também sobre os clubes de São Paulo. Reynaldo lembrou que a federação paulista foi importante na implantação da modalidade Bola 12 Toques no Rio.

Igor Monteiro explicou o caminho que o Vasco percorreu até chegar à conquista do campeonato mundial no ano passado e citou que o Palmeiras será o representante Sulamericano na disputa em 2015.

Cada um contou a história do seu clube no futmesa. Reynaldo informou que o Fluminense foi o primeiro clube de massa a se filiar na FEFUMERJ e que completa 15 anos de atividades neste ano. Em seguida, o America, em 2002, Vasco em 2003 e o Flamengo em 2004.

Por fim, deixaram as portas abertas para aqueles que querem conhecer as sedes e praticar o futebol de botão ou de mesa, como prefiram chamar.

Texto: Igor Monteiro