COREIA DO SUL GANHA A COPA DO MUNDO 2018, EM LAJEADO (RS)

COREIA DO SUL GANHA A COPA DO MUNDO 2018, EM LAJEADO
Professores e alunos criam campeonato de futebol de botão, inspirado na Rússia

Na Escola Municipal Pedro Welter, do Bairro Floresta da cidade de Lajeado (RS) foi realizada uma Copa do Mundo. Mas foi no botão. Inspirados no Mundial da Rússia, os alunos disputaram quartas de finais, semifinais e a grande final. Deu Coreia do Sul – com Kauã Rommel – sobre o Egito – Mateus Schmitz -, com placar de 4 a 3. Os terceiros e quartos lugares foram decididos entre Nigéria (Wesley Mallmann) e Bélgica (Pedro Henrique de Araújo Gessi). Das 32 seleções, estas quatro tiveram direito a medalhas, incluindo os artilheiros (confira resultados).

A professora de Educação Física, Lúcia Fátima Welzbacher, ressalta que o projeto lúdico e educativo uniu direção e colegas de outras disciplinas. A Copa do Mundo envolveu ainda as de História, Geografia e Artes, para trabalhar conforme a realidade da escola. A participação era espontânea entre os alunos do 2º ciclo, de 9 a 11 anos. Eles aprenderam a fazer pesquisas, criar e observar regras, como utilizar um cronômetro, além de trabalhar as súmulas e o respeito entre os competidores e os colegas e professores.

Lúcia destaca o trabalho psicológico realizado durante os campeonatos. “Nossos alunos, além de aprenderem a pesquisar sobre os países que participam da Copa e sobre as regras do jogo, adequando nosso campeonato interno e o mundial, aprenderam a competir e saber a diferença em saber ganhar e perder”, explica a professora. Animada, ela acrescenta que a aceitação dos alunos e educadores foi tão boa que já planejam fazer competições com outros tipos de jogos, como o xadrez.

Resultados
1º lugar: Coreia do Sul (Kauã Rommel)
2º lugar: Egito (Mateus Schimtz)
3º lugar: Nigéria (Wesley Mallmann)
4º lugar: Bélgica (Pedro Henrique de Araújo Gessi)
Artilharia: jogadores equipe do Egito número 7 e 5 (oito gols cada)

Professoras responsáveis
Cassiane Giovanella (4ª ano) – 2º Ciclo Etapa I
Fabiéle Guindani (4ª ano) – 2º Ciclo Etapa I
Judite Höfler Hammes – (5ª ano) – 2º Ciclo Etapa II
Patrícia Brum Braga – (6ª ano) – 2º Ciclo Etapa III
Simone Beatriz Puhl e Lúcia Fátima Welzbacher.

A Copa do Mundo em futebol de botão foi uma forma de a escola driblar a falta de espaço para correr atrás da bola. A Escola Municipal Pedro Welter é a única de Ensino Fundamental sem uma quadra esportiva. A antiga deu lugar, em 2016, à construção de novas salas de aula.

Uma iniciativa que poderia ser seguida pelos educadores do Rio de Janeiro.

Reprodução: https://www.informativo.com.br