CARLOS RENATO E MARCELO LAGES : ATLETAS DO RIO DE JANEIRO SÃO CAMPEÕES DO MUNDO

Foi realizado entre os dias 15 e 17 de maio em Budapeste na Hungria a V Copa do Mundo de Sectorball (uma das vertentes do Futebol de Mesa jogado na Europa) e o I Mundial de Futebol de Mesa da modalidade Bola 12 Toques (uma das vertentes do Futebol de Mesa jogado no Brasil).

O Brasil conquistou o título Mundial na modalidade Bola 12 Toques com uma equipe formada em sua base com atletas do Vasco da Gama, Palmeiras e Corinthians, sendo que os atletas do Estado do Rio de Janeiro tiveram 100% de aproveitamento em seus jogos.

Na semi-final do Mundial o Brasil enfrentou a Romênia com uma base carioca. Carlos Renato e Marcelo Lages do Vasco da Gama, juntaram-se a Mauro do Palmeiras e Tadeu do Corinthians e formaram a equipe que derrotou a Romênia pelo placar de 12×0 e colocoram o Brasil na final contra a anfitriã Hungria.

Na grande final do Mundial, o Brasil atuando de forma impecável não encontrou dificuldades para vencer o selecionado húngaro e conquistar o primeiro Campeonato Mundial da modalidade 12 Toques, novamente os atletas cariocas tiveram grandes atuações vencendo seus confrontos. Na disputa pelo terceiro lugar a Romênia venceu a Sérvia completando o pódio.

Confira o selecionado brasileiro que entrou para história do Futebol de Mesa ao conquistar o primeiro título mundial brasileiro na modalidade:

Marcelo Lages (Vasco), Carlos Renato (Vasco), Tadeu (Corinthians), Mauro (Palmeiras), Quinho (Palmeiras), Toninho (Palmeiras) e Mura (Maria Zélia-SP)
Técnico : De Franco (Palmeiras)

No individual, Quinho do Palmeiras foi o campeão ao derrotar na grande final Huratin Muradian do Maria Zélia, o único representante do Rio de Janeiro, Carlos Renato, terminou na 7ª colocação.

Em paralelo, na disputa da V Copa do Mundo de Sectorball, teve a Hungria com a grande campeã, o Brasil terminou na 4ª colocação após empatar em 8×8 com a Sérvia que levou vantagem no critério desempate.

No individual, o carioca Marcelo Lages obteve a melhor colocação brasileira da história, terminando a competição na 7ª posição, faltou muito pouco para disputar as semi-finais, já que foi eliminado nos pênaltis nas quartas-de final pelo romeno Martonfi Stoa n.

Nas duplas, os atletas do nosso Estado brilharam mais uma vez e a dupla formada por Carlos Renato e Marcelo Lages, ambos atletas do Vasco da Gama, obteve o melhor resultado brasileiro da história ao terminar a competição na 5ª colocação.

O II Mundial de Bola 12 Toques e o VI Mundial de Sectorball voltarão a ser disputados em 2011, tendo São Paulo e Rio de Janeiro como cidades candidatas.

Segue abaixo a mensagem da presidência da FEFUMERJ ao Vasco da Gama felicitando os atletas Carlos Renato e Marcelo Lages pela brilhante participação no torneio:

“Ao Clube de Regatas Vasco da Gama

Especialmente aos botonistas Marcelo Lages Ramalhete e Carlos Renato Kort Kamp de Azevedo.

A FEFUMERJ sente-se honrada em homenagear e parabenizar ao clube e seus atletas, pela brilhante participação no Iº Campeonato Mundial de 12 Toques, realizado na Hungria, em Maio de 2009. Tiveram também ótima participação na modalidade Sector Ball , lá praticada.

Nossos sinceros parabéns ao clube, que pode proporcionar a participação aos seus atletas, o que veio sobremaneira engrandecer o desporto FUTEBOL DE MESA no nosso estado, do qual o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA é um dos mais importantes membros.

Pedimos que este seja encaminhado à Presidência do clube, e aproveitamos para informar que os dois atletas e o clube serão homenageados, quando da realização do XXI Campeonato da modalidade em junho no Rio de Janeiro.

Nossas congratulações.

Cordialmente

Flávio Chammas – Presidente FEFUMERJ