ALMO DE PAULA (CLUBE CURITIBANOS) É O CAMPEÃO BRASILEIRO INDIVIDUAL 2011

Aconteceu nesse final de semana nas dependências da APCEF-DF, a disputa do III CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL DE MESA – MODALIDADE DADINHO, com apoio das federações do RJ, DF e da CBFM.O campeonato contou com a participação de 40 atletas dos estados de RJ, DF, MG, PE e SP e trasncorreu num clima de total harmonia entre todos os atletas. Antes do início dos jogos, todos os participantes foram presenteados com um kit do torneio contendo uma bolsa, uma caneta personalizada e uma camisa do evento. A organização do torneio que ficou a cargo da Federação Brasiliense através do seu vice, o amigo Francisco Giusepe foi um show a parte. O campeonato teve cobertura da imprensa local (Rede TV) e estará em breve nos noticiários.

Após o hino nacional começaram os confrontos, onde os atletas foram divididos em grupos para definição das séries Ouro, Prata e Bronze.

Na Série Ouro tinhamos a hegemonia dos cariocas com 14 atletas ficando Paraná e Minas Gerais com as outras 2 vagas. Parecia que mais uma vez como nos anos de 2009 e 2010 o título iria para o RJ devido a grande quantidade de cariocas na Série Ouro, mas algo no ar indicava que esse ano a coisa seria diferente. Os atletas do Almo do Paraná e Luis Henrique de Minas Gerais, foram desbancando vários favoritos do Rio de Janeiro e se classificaram para a fase final junto com os cariocas Brayner e Gatto do CRVG, Ronald, Ricardo e Veras do CRF além de Wellington da ADDP.

Nas quartas de final, jogos emocionantes definiram os semi-finalistas Almo – CC x Ronald – CRF e Ricardo – CRF x Brayner – CRVG, com vantagem do empate pela melhor campanha para Almo e Brayner.

No confronto entre os cariocas, Brayner levou a melhor vencendo Ricardo por 4×3, avançando para a final.

Grandes emoções no jogo entre Almo e Ronald, sendo que o primeiro tempo acabou 2×0 para o atleta do Flamengo que, além disso, tinha a saída no segundo tempo. Parecia que mais uma vez teriamos uma final carioca, mas foi aí que o Almo começou a escrever um novo capítulo na historia da modalidade Dadinho. No segundo tempo do jogo, Almo dominou a partida virou o placar para 3×2 e quase no final, Ronald empatou o jogo em 3×3, mas não dava tempo para mais nada e Almo avançou a final pela vantagem adquirida nas fases anteriores.

Na final pela primeira vez tinhamos um atleta de fora do Rio de Janeiro, mas quem pensa que era qualquer um, estava muito enganado, ali estava um atleta tri-campeão Brasileiro Master na modalidade Bola 12 Toques com grande experiencia nas mesas.

Porém, do outro lado, tinhamos a revelação do Rio de Janeiro, o garoto Brayner do Vasco da Gama de 17 anos, que está ganhando quase tudo que disputa, como a última Copa do Brasil realizada em Curitiba em Junho desse ano. Dessa vez a vantagem era de Brayner que começou a partida ganhando de 1×0. Utilizando de toda a sua experiência, técnica e sangue frio, Almo do Clube Curitibano, empatou e virou a partida para 2×1, sagrando-se o CAMPEÃO BRASILEIRO DA MODALIDADE DADINHO DE 2011. Mais um título brasileiro para a galeria desse excelente atleta e pessoa que é o nosso amigo Almo de Paula, que sempre ajudou e ajuda muito a modalidade Dadinho. Todas as federações e a CBFM parabenizam esse grande atleta por esse título inédito.

Na disputa entre flamenguistas pelo 3º e 4º lugar, Ronald venceu o confronto por 3×2, ficando Ricardo com a 4ª colocação.

Segue a lista das colocações na série ouro:

01° ALMO-CC (PR)
02° BRAYNER-CRVG (RJ)
03° RONALD-CRF (RJ)
04° RICARDO-CRF (RJ)
05° WELLINGTON-ADDP (RJ)
06° L.HENRIQUE-TUPI (MG)
07° GATTO-CRVG (RJ)
08° VERAS-CRF (RJ)
09° ROMAR-CRVG (RJ)
10° AIRES-ASBAC (RJ)
11° AUGUSTO-CRF (RJ)
12° LOPES-RIVER (RJ)
13° GIUSEPE-BOT (DF)
14° FELIPE-CRF (RJ)
15° LUCIANO-CRF (RJ)
16° PAULINHO-BOT (DF)

Na Série Prata, tivemos o RJ com 8 atletas, DF com 6 e PR e SP ambos com 1 atleta. Na Série Bronze, tivemos 5 do DF, 2 do RJ e 1 de PE. O campeão foi o atleta do CRVG, Tiago Matoso, ficando em 2º lugar Rebel da ADDP, além de Tavares do CRVG e Marcus do BQ em 3º e 4º lugares respectivamente.

Segue a lista das colocações na série prata:

17° MATOSO-CRVG (RJ)
18° REBEL-ADDP (RJ)
19° TAVARES-CRVG (RJ)
20° MARCUS-BQ (DF)
21° MARCELO-BQ (DF)
22° LIBÓRIO-FFC (RJ)
23° LYAN-FFC (RJ)
24° MENDEZ-CRVG (RJ)
25° ZÉ LUIZ-CRF (RJ)
26° FERNANDO-BOT (DF)
27° ROGÉRIO-APCEF (DF)
28° NILSON-CC (PR)
29° P.CARUSO-AABB (DF)
30° GILBERTO-ASBAC (RJ)
31° EDWARD-BQ (DF)
32° B. RAFAEL-SANTOS (SP)

Na Série Bronze, tivemos o predomínio do DF com 5 atletas, além de 2 do RJ e 1 de PE. O título da série ficou com Bruno Machado da APCEF, ficando em 2º lugar Klaus também da APCEF, além de André do BQ e Belmiro do River em 3º e 4º lugares respectivamente.

Segue a lista das colocações na série bronze:

33° B.MACHADO-BQ (DF)
34° KLAUS-APCEF (DF)
35° ANDRÉ-BQ (DF)
36° BELMIRO-RIVER (RJ)
37° KADHU-CRVG (RJ)
38° B. ASSUMPÇÃO-BQ (DF)
39° CARLOS-APCEF (DF)
40° ARMANDO (PE)

Vale ressaltar que durante as disputas dos jogos ficou evidenciado um GRANDE AUMENTO do nível técnico dos jogadores de todos os estados,principalmente daqueles de fora do RJ, que praticam a modalidade a menos tempo.

O próximo torneio nacional será o IV Campeonato Brasileiro por Equipes a ser realizado no RJ nos dias 26 e 27 de Janeiro de 2012.

Texto: Ronald Neri ronaldsneri@gmail.com